Africa Basquetebol

12 abril 2011

ANGOLA : Petro-Interclube aquece Cidadela

As formações do Petro de Luanda e Interclube defrontam-se esta noite, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em partida de acerto à primeira jornada do Grupo A do Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Depois de terem conseguido resultados semelhantes na dupla jornada do último fim-de-semana, uma vitória e uma derrota para cada equipa, destacando-se, no entanto, o triunfo da equipa da Polícia sobre os campeões nacionais em título (1º de Agosto), e o desaire dos petrolíferos da capital diante da equipa militar, a partida de mais logo é de difícil prognóstico.

Esta manhã, a formação do Eixo-Viário, liderada pelo técnico luso, Alberto Babo, realiza no Pavilhão Principal da Cidadela, o último ensaio, antes do embate desta noite. Entretanto, o desaire sofrido sábado último, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, com quem perdeu por 96-85, no Pavilhão do Codenm, já faz parte do passado, e os pupilos do português Alberto Babo só pensam no triunfo, apesar de reconhecerem o valor dos comandados de José Carlos Guimarães, que na última sexta-feira protagonizaram a “surpresa” da terceira jornada t do Grupo A, ao bateram os militares, em pleno Pavilhão do Codenm, por 85-83.

Em termos clínicos, o conjunto do Eixo-Viário respira de boa saúde, para satisfação do técnico luso, que vai contar com as suas principais unidades, onde se destacam o extremo base, Carlos Morais, Braúlio Morais, base, Miguel Kiala, poste, Roberto Forte, extremo, Paulo Santana, base, Roderick Nealy, extremo, Divaldo Mbunga, poste, entre outros. Já na formação da Polícia, o internacional angolano, José Nascimento, extremo, e base norte-americano, Shonnon Crooks, continuam a ser as únicas preocupações da equipa técnica (ver peça à parte).

Com problemas administrativos por resolver, José Carlos Guimarães, pelo que tudo indica, vai terminar a fase de Grupos sem a integração de um atleta estrangeiro na sua equipa. Apesar de jogar fora do seu habitar, a equipa da Polícia vai procurar contrariar ao máximo o favoritismo da formação petrolífera. Euclides Camacho, Simão Panzo, Selengue, Edmundo Ventura, Jorge Taty entre outros, serão chamados a ofuscar o jogo ofensivo dos petrolíferos da capital. Os militares comandam o Grupo A, com sete pontos, seguido do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, com seis. Interclube, ocupa a terceira posição, com cinco, ao passo que o Petro, ASA e Sporting de Cabinda têm todos três pontos.