Africa Basquetebol

07 abril 2011

ANGOLA : Huíla prepara maratona


Uma mega maratona desportiva denominada “12 Horas de Basquetebol da Huíla”, está a ser preparada pela associação provincial da modalidade, para saudar o Dia Nacional da bola ao cesto, a assinalar-se a 18 de Maio próximo. A actividade, a decorrer defronte à sede do Governo Provincial da Huíla, vai mobilizar todos os escalões, dos iniciados aos seniores, em ambos os sexos, e antigos praticantes.

O coordenador técnico da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Aurélio Moisés “Lellas”, que avançou a informação ao Jornal dos Desportos, disse que o evento vai servir também para a abertura oficial da temporada desportiva de 2011/2012 na província.Aquele responsável afirmou que havia previsões do órgão que rege a modalidade na província proceder à abertura da época no Dia da Paz e Reconciliação Nacional (4 de Abril), mas esse momento foi transferido para Maio, pois até ao momento verifica-se um relativo atraso por parte dos clubes no que diz respeito às inscrições.

“Temos um calendário provincial elaborado com competições oficiais e que marcam as datas festivas. Estamos também a preparar uma grande maratona. Vamos realizar ‘As 12 Horas de Basquetebol da Huíla’ por altura do Dia do Basquetebol, a assinalar-se a 18 de Maio”, assegurou. Aurélio Moisés “Lellas” confirmou que vão participar na maratona as equipas do Benfica do Lubango, Ferroviário, Clube Desportivo da Huíla, Sporting Clube do Lubango, Desportivo da Chibia, Desportivo do Tchioco e Heja Sporting, que inscritas para as competições provinciais, praticantes de basquetebol de rua e pessoas interessadas.

Atraso na inscrição dos atletas condiciona abertura da época

O atraso que se verifica na inscrição dos atletas na Associação Provincial de Basquetebol, por parte dos clubes, condiciona o arranque da abertura oficial da temporada desportiva da bola cesto na Huíla. O coordenador técnico da Associação de Basquetebol da Huíla, Aurélio Moisés “Lellas”, disse que por esse motivo, a abertura da época, antes agendada para 4 de Abril, foi retardada para o mês de Maio. A Associação local estabeleceu o dia 15 de Maio do corrente ano como data limite para os clubes efectuarem as inscrições dos seus atletas. Acrescentou que, durante o acto da inscrição, as agremiações devem fazer-se acompanhar das fotocópias dos bilhetes de identidade e, para os estudantes, do documentos escolares dos seus atletas, bem como o preenchimento de uma ficha.

Associação está preocupada com fraca adesão feminina

A fraca adesão que se regista no sector feminino preocupa o secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol na Huíla.Henriques Albano pediu a todas as organizações femininas, políticas e não só, a trabalharem na mobilização das mulheres para a prática do desporto, no geral, e do basquetebol, em particular.O responsável elogiou o trabalho que tem sido feito no andebol feminino mas referiu que ainda existem muitas dificuldades na mobilização de atletas.

Assembleia da FAB
agendada para Maio

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza no próximo dia 7 de Maio, em Benguela, a sua assembleia-geral ordinária para apresentação dos relatórios de actividades e de contas do exercício de 2009 e 2010, bem como do programa para o presente ano.O encontro vai servir ainda para a apresentação dos relatórios das associações provinciais e discussão e aprovação do estatuto da FAB.De acordo com um comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, a reunião magna do órgão reitor da modalidade no país vaiser presidida por Carlos Cunha, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FAB.


Melo Clemente.