Africa Basquetebol

06 março 2014

ANGOLA : Hermenegildo desfalca militares


Internacional angolano pode falhar o resto da época assim como o Campeonato do Mundo
Fotografia: M.Machangongo
Desprovido ainda de um dos seus principais base, Hermenegildo Santos, atleta que continua sob cuidados médicos, a equipa do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, em partida a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.
Depois de ter falhado o desafio diante do Recreativo do Libolo, em que a equipa militar perdeu com o representante da vila de Caculo, por 75-83, em plano Pavilhão Victorino Cunha, o campeão africano africano volta a desfalcar a turma rubro e negra e, conforme  apurou o Jornal dos Desportos, o atleta pode mesmo falhar o resto da época desportiva 2013/2014.
O jovem atleta, que se sagrou pela primeira vez campeão africano pela Selecção Nacional de seniores, em 2013, na Costa do Marfim, debate-se com uma grave lesão no joelho esquerdo, pelo que, a sua ausência no desafio de mais logo é um dado adquirido.
A equipa médica do Clube militar tem estado a trabalhar no sentido de colocar o atleta à disposição do técnico Paulo Macedo, que já se mostrou preocupado com a provável ausência do jogador,  nesta etapa final da temporada, em que  a grande meta passa pela conquista da Taça de Angola e do BAI Basket.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Paulo Macedo lamentou o facto do atleta não puder  dar o seu contributo à equipa, e espera, que o seu regresso seja o mais rápido possível,  dado o seu valor na estrutura do conjunto rubro e negro. “Infelizmente, o Hermenegildo Santos continua ainda sob cuidados médicos.
Espero muito sinceramente, que ele se recupere o mais rapidamente possível, porque o Gildo é um dos atletas preponderantes na nossa formação, e ausência dele, a equipa vai  ressentir-se e muito”, reconheceu Paulo Macedo, que vai em busca do seu segundo título nacional, depois de na época transacta ter conquistado seis troféus.
Apesar da contrariedade, o técnico militar não esconde o desejo de ultrapassar a turma da Polícia, a quem venceu no último sábado, por escassos três pontos, 96-93 em partida a contar para o BAI Basket.
Entretanto, Edmir Lucas, extremo base,  que a par de Hermenegildo Santos está sob cuidados médicos,  pode constar da convocatória para o desafio desta noite, entre 1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube, como apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte do clube militar.
Os militares vão aproveitar o factor casa para chamar a si a vitória, de modo a abordar o prélio da segunda mão com maior tranquilidade.
Refeitos do desaire do último sábado, os pupilos de Alberto Babo estão dispostos em dificultar ao máximo os intentos dos militares.
Ontem, a formação do Grupo Desportivo Interclube realizou no seu reduto a sessão derradeira de treinos, que serviu para a equipa técnica da Polícia efectuar algumas correcções, antes do desafio de mais logo.
Sem qualquer limitação, em termos de lesão, Alberto Babo vai contar com todas as suas unidades, onde se destacam Milton Barros, Paulo Barros, Osvaldo Vieira, Francisco Horacio, Edmundo Ventura para além de Elvis Évora, internacional português.

Paulo Macedo pode utilizar os seguintes atletas: Edson Ndoniema, Armando Costa, Mario Correia, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio, Mutu Fonseca, Joaquim Gomes “Kikas”, Cedric Ison, Carlos Almeida, Islando Manuel, Edmir Lucas ou Agostinho Coelho.Carlos Júlio, António Bernardo e Francisco Tando vão ajuizar a partida de logo. Sábado vai  realizar-se  o desafio da segunda mão.

HOJE À TARDE
Lusíada recebe Libolo no 28 de Fevereiro

A formação da Universidade Lusíada recebe hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Recreativo do Libolo, em partida a contar para a primeira mão dos quartos-de-final  da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.
Os universitários  realizaram uma campanha sensacional durante a fase regular da 36ª edição do BAI Basket, garantiram  presença no lote de equipas que a partir do dia 11 do mês em curso vão bater-se para a «Final-Four», para procurar fazer uma boa figura na segunda maior competição a nível da «bola ao cesto».
Primeiro colocado da fase regular do BAI Basket, com 35 pontos, o Recreativo do Libolo é seguramente o principal favorito no desafio desta tarde,  consequentemente a passagem da eliminatória, face a qualidade dos seus jogadores que é de longe superior aos  da Universidade Lusíada.
O técnico Norberto Alves vai aproveitar as duas partidas dos quartos-de-final,  para colocar os jogadores com poucos minutos de jogo.Com um plantel recheado de «estrelas», casos de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Luís Costa, Moses Sonko, só para citar estes, com maior ou menor difficuldade, os libolenses vão seguramente ultrapassar a formação da Universidade Lusíada.
Conscientes da suas limitações, quer em termos individuais, quer em termos colectivos, os universitários vão procurar dificultar ao máximo os intentos do representante da vila de Calulo.
No sábado o Recreativo do Libolo recebe no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a partir das 16h00, a Universidade Lusíada para o jogo de resposta.As meias-finais da Taça de Angola disputam-se nos dias 25 e 28 do mês em curso, ao passo que a final vai ser jogada nos dias 15 e 18 de Abril próximo.
M.C

CASTIGO - FAB suspende Selengue

A direcção técnica e de formação da Federação Angolana de Basquetebol suspendeu por um período indeterminado o atleta Lifetu Selengue, conhecido nas lides da bola ao cesto como Célio Selengue, inscrito pelo Clube Recreativo do Libolo.
O comunicado do órgão reitor da modalidade informa que o poste congolês é alvo de um processo disciplinar por falsificação de identidade, instaurado pela direcção técnica da Federação, por um período de 15 dias.
O comunicado diz ainda que a suspensão visa sobretudo salvaguardar os interesses e a estabilidade do Campeonato Nacional de basquetebol e o Recreativo do Libol
O poste congolês já representou em Angola as cores do 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA) e Grupo Desportivo Interclube, de onde saiu a época passada para ingressar no Recreativo do Libolo
Em face disso, o representante de Caculo pode perder todas as partidas da presente edição do BAI Basket em que utilizou o internacional congolês. A formação do Libolo conta com dois estrengeiros e dois jogadores naturalizados, no caso, Abdel Boucar e Lifetu Selengue.
De acordo com os regulamentos da FAB, cada clube só pode actuar com um jogador naturalizado para além dos dois estrangeiros.
MC