Africa Basquetebol

04 março 2014

ANGOLA : Libolo domina primeira fase do Bai Basket

Luanda - O Recreativo do Libolo sagrou-se vencedor da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (Bai Basket), terminada no fim-de-semana, ao somar 35 pontos, mais um que o 1º de Agosto.
Em 18 jogos, a formação do Cuanza Sul averbou apenas uma derrota, diante do Petro de Luanda (102-83).
Na dupla ronda do final de semana, o Libolo conquistou uma importante vitória diante do 1º de Agosto (83-75), com quem discutia a liderança da competição, e dos Amigos de Viana, isolando-se na classificação com 35 pontos.
Com um plantel bem reforçado, com destaque para Carlos Morais (MVP de África), a equipa orientada pelo português Norberto Alves foi a mais regular do Bai Basket. A falta de entrosamento, registada nas primeiras rondas, foi superada pela experiência e preparação técnica do plantel, que conta ainda com os campeões africanos Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas.
O 1º de Agosto, campeão nacional, foi ultrapassado nesta etapa da prova e terminou no segundo posto (34 pontos). Mas ainda faltam duas fases e a “luta” pelo troféu mantém-se, pelo que as oportunidades de conquistar o título estão repartidas entre os candidatos.
O segundo lugar na primeira etapa pode servir de “despertador” para os “militares” que têm como principal objectivo revalidar o troféu.
O Petro de Luanda, outro concorrente ao título, ficou no terceiro posto com 31 pontos. O plantel “tricolor” tem alternado bons e maus jogos, inclusive com equipas inferiores.
Teoricamente são as únicas equipas em condições de disputar o troféu de campeão nacional, mas as outras formações podem reforçar-se e “entrar” no grupo dos candidatos.
A grande surpresa é a ausência do ASA entre os cinco melhores, tendo sido substituído pela Lusíadas, que pela primeira vez transita para a fase seguinte no grupo A, uma vez que somou 25 pontos no quinto posto.
Eis a classificação:
1º Libolo  35  pontos
2º 1º de Agosto 34
3º Petro de Luanda  31
4º Interclube  28
5º Lusíadas  25
6º Sporting de Benguela  25
7º Vila Clotilde  24
8º ASA   21
9º Progresso do Sambizanga   21
10º Amigos de Viana  17
A segunda fase do Bai Basket começa dia 11 deste mês, com as equipas divididas em dois grupos, sendo que o A é constituído pelos cinco melhores classificados e o B pelas formações do sexto ao décimo lugar.
As equipas, em cada grupo, vão se defrontar no sistema todos contra todos a duas voltas, sendo que na série A se qualificam os quatro melhores para a terceira fase para disputa do título.
A: Libolo, 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e Universidade Lusíadas.
B: Sporting de Benguela, Vila Clotilde, ASA, Progresso do Sambizanga e Amigos de Viana