Africa Basquetebol

02 março 2014

ANGOLA : Norberto Alves está confiante


Treinador do Recreativo do Libolo cumpre o primeiro ano de contrato e lidera a fase regular do
Fotografia: Santos Pedro
O técnico principal do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, afirmou que a sua equipa ainda está muito distante dos níveis que preconizou para a época 2013/2014, na qual a meta passa pela conquista do Campeonato Nacional.
Apesar de ter ocupado o primeiro lugar da fase regular do BAI Basket, com 35 pontos, o técnico luso que cumpre o seu primeiro ano de contrato com a formação vice-campeã nacional, considerou razoável a prestação dos seus pupilos.
"Penso que tivemos uma prestação razoável durante a fase regular do Campeonato Nacional. Felizmente, conseguimos terminar esta etapa do BAI Basket em primeiro lugar, o que certamente vai moralizar o grupo para a etapa derradeira da competição", asseverou Norberto Alves.
O técnico do Recreativo do Libolo afirmou que a sua equipa ainda não está a jogar à sua imagem, isto em função do pouco tempo em que está no comando dos actuais vice-campeões nacionais e, fundamentalmente, devido aos jogadores estrangeiros que vieram reforçar a equipa.
"Penso que a minha equipa ainda não está a exibir-se ao nível do que eu pretendia, isto porque também estou há poucos meses a liderar esta formação e como deve compreender isto leva algum tempo.
 Eu pessoalmente também estou numa fase de adaptação ao basquetebol angolano, assim como os jogadores estrangeiros que vieram reforçar o nosso grupo. Vamos continuar a trabalhar e tenho a plena certeza de que vamos aparecer muito melhor na etapa final do Campeonato Nacional", perspectivou Norberto Alves, técnico que se transferiu do basquetebol português para o basquetebol angolano, no início da época desportiva 2013/2014.
Para Norberto Alves, o gambiano Moses Sonko e o norte-americano Eric Colleman estão a ser a grata surpresa por esterem a corresponder às expectativas da equipa técnica.
"Não há dúvidas que Moses Sonko e Eric Colleman estão a ser grande valia para a nossa equipa apesar de estarem a cumprir a sua primeira época. Creio que com mais trabalho eles vão aumentar os índices de produtividade." 
Em relação aos internacionais angolanos Eduardo Mingas, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, Norberto Alves afirmou que são profissionais com qualidades técnicas inquestionáveis e por isso é que fazem parte da selecção angolana. Questionado sobre o nível das demais agremiações, fundamentalmente, aquelas consideradas como candidatas ao ceptro nacional, Petro e 1º de Agosto, o técnico do Libolo afirmou "que são equipas com qualidades elevadas. Temos no BAI Basket equipas boas mas a discussão do título vai cingir-se a este trio (Libolo, 1º de Agosto e Atlétio Petróleos de Luanda)”.


Reacção
Técnico Paulo Macedo lamenta desaire
Paulo Macedo, técnico principal do 1º de Agosto, lamentou o desaire que teve sexta-feira frente ao Recreativo do Libolo, com quem perdeu por 75-83, em pleno Pavilhão Victorino Cunha.
Apesar da derrota, por sinal a terceira na fase regular do BAI Basket, o técnico do Clube Central das Forças Armadas Angolanas mostrou-se satisfeito com a campanha realizada pelos seus pupilos durante a primeira etapa da prova.
"Era de facto bom que vencêssemos o Recreativo do Libolo mas infelizmente não aconteceu.  Penso que o mais importante foi termos conseguido a qualificação para a luta do título nacional. Vamos continuar a trabalhar arduamente porque a fase a doer do BAI Basket está aí a chegar”, alertou o técnico militar que cumpre o seu segundo ano de contrato ao serviço da equipa rubra e negra. Depois de ter assegurado o segundo lugar da fase regular do BAI Basket, atrás do Libolo, vencedor deste primeiro turno da competição, Paulo Macedo tem agora as baterias viradas para a Taça de Angola, na qual tem pela frente nos quartos-de-final, na próxima terça-feira, no Pavilhão Victorino Cunha, o Interclube.
"Terminada que está a fase regular do BAI Basket, as nossas atenções estão agora viradas para a Taça de Angola. O nosso adversário chama-se Interclube, equipa que normalmente nos causa alguns dissabores. É uma prova que também desejamos vencer e por isso fazemos tudo para começar com vitória no jogo da primeira mão", disse Paulo Macedo, que pretende destronar a equipa do Atlético Petróleos de Luanda. A primeira mão dos quartos-de-final realiza-se a 4 de Março, ao passo que a segunda mão está marcada para o dia 7. 
 O ASA defronta o Sporting de Benguela e o Libolo e Atlético Petróleos de Luanda aguardam pelos seus adversários.
                                                              MC
 Regresso
Morais reintegra grupo de trabalho

O internacional angolano Carlos Morais, extremo base do Recreativo do Libolo, reitegra ainda esta semana o grupo de trabalho, disse Agostinho Gonçalves, fisioterapeuta da equipa que venceu a fase regular do BAI Basket.
Depois de ter falhado a derradeira jornada da fase regular, Agostinho Gonçalves assegurou ao Jornal dos Desportos que Carlos Morais, atleta que se transferiu na presente época do Atlético Petróleos de Luanda para o Recreativo do Libolo, depois de falhar a entrada na NBA, recupera satisfatoriamente da lesão no ombro direito, pelo que a sua integração é um facto nos próximos dias.
"Carlos Morais tem uma tendinite no ombro direito e nesta altura está a ser submetido a tratamento e felizmente está a reagir positivamente. Creio que nas próximas horas o jogador vai reintegrar o grupo de trabalho", garantiu Agostinho Gonçalves
Carlos Morais, a par de Eduardo Mingas e Olímpio Cipriano, contribuiu em grande medida para a prestação com êxito do Recreativo do Libolo, que em 18 jogos somou 17 vitórias, tendo averbado apenas um derrota, frente ao Atlético Petrolóes de Luanda, por 83-102.
O internacional angolano, durante a fase regular do Campeonato teve uma média de 24 pontos por partida.
A fase de grupos do Campeonato Nacional arranca na segunda quinzena deste mês.