Africa Basquetebol

04 março 2014

ANGOLA : Carnaval adia jogos da Taça

Carnaval altera calendário
Fotografia: Jornal dos Desportos
A maior parte dos desafios programados para hoje, referentes à primeira mão dos quartos-de-final da Taça de Angola, foi remarcada para quinta e sexta-feira, em virtude do desfile central do Carnaval que se realiza hoje, na Nova Marginal de Luanda.
A partida de destaque dos quartos-de-final, que envolve 1º de Agosto e Interclube, é disputada na quinta-feira, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, ao passo que o jogo de resposta realiza-se no sábado, no reduto da turma da Polícia.
Ainda na quinta-feira, também em Luanda, o Recreativo do Libolo, primeiro classificado da fase regular do BAI Basket, mede forças com Universidade Lusíada, e os petrolíferos da capital deslocam-se ao Cuito, onde defrontam sexta-feira e sábado, o Sporting local, em partidas da primeira e segunda mão.
Por acordo entre as direcções do Atlético Petróleos de Luanda e Sporting Petróleos do Bié, as duas partidas dos quartos-de-final da Taça de Angola são disputadas na cidade do Cuito.
A competição faz disputar hoje apenas uma partida. O Sporting de Benguela recebe o ASA, para a primeira mão dos quartos-de-final.
Os aviadores atravessam uma fase menos boa, fundamentalmente no Campeonato Nacional, e vão procurar alcançar um resultado que lhes permita realizar em Luanda uma segunda mão tranquila.
Em declarações ontem ao Jornal dos Desportos, Nuno Teixeira, chefe do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol, solicitou a compreensão dos clubes que viram os seus jogos adiados 48 horas.
"Infelizmente, a primeira mão dos quartos-de-final coincidiu com a data do desfile central do Carnaval. Daí que tivemos que remarcar alguns jogos, a fim de participarmos na festa. Gostava de aproveitar a ocasião para pedir a compreensão das direcções dos clubes que viram os seus jogos adiados", disse.
A direcção da Federação notificou no sábado de forma informal os clubes que viram adiadas as suas partidas, ao passo que os comunicados oficiais apenas chegaram ao princípio da tarde de ontem. "Nós informámos as direcções dos clubes sobre estas alterações e de forma oficial só o fazemos hoje (ontem)”, asseverou Nuno Teixeira.

NOVA ÉPOCA
Benfica de Luanda define os objectivos

A equipa do Benfica de Luanda vai apostar este ano na conquista de mais títulos a nível dos escalões de formações da "bola ao cesto", nas duas classes. A garantia foi dada ontem ao Jornal dos Desportos pelo coordenador do basquetebol do clube encarnado da capital, Pedro Jacinto Pemba.
Depois de ter assumido o ano passado o projecto de formação, para criação no futuro de um conjunto competitivo, nas duas classes, Pedro Jacinto Pemba mostrou-se satisfeito com o andamento do projecto, no qual contam com o apoio incondicional da direcção do clube.
Com o quartel-general montado na SAPU dois, o projecto movimenta 220 crianças, nas duas classes.
Campeão provincial de iniciados masculinos e terceiro classificado em cadetes femininos, o Benfica de Luanda tem como meta em 2014 participar em todas as provas organizadas pela Associação Provincial de Basquetebol Luanda e pela Federação Angolana da modalidade.
"Nós, o ano passado, depois de termos vencido o provincial de iniciados masculinos e arrebatado o terceiro lugar em cadetes femininos, pretendemos este ano competir em todas as provas da Associação de Luanda e da Federação. Infelizmente, por falta de apoio, o ano passado não conseguimos participar em provas nacionais e por isso estamos a trabalhar para conseguir mais apoios.
A direcção do clube tem sido formidável no apoio aos petizes, daí entendermos que temos que buscar mais apoios fora do clube", disse.
Depois de ter trabalhado durante vários anos em Portugal, onde ajudou a formar jogadores como Armando Costa, Joaquim Xavier, ambos ainda no activo, Euclides Camacho, já fora das competições, além de outros, Pedro Jacinto Pemba está disposto a colocar na alta-roda do basquetebol angolano novas estrelas da modalidade.
Enquanto atleta, Pedro Jacinto Pemba actuou na formação do 1º de Agosto, tendo sido posteriormente um dos técnicos adjuntos de Gustavo da Conceição, nas camadas jovens do clube militar.
Melo Clemente