Africa Basquetebol

05 março 2014

MOÇAMBIQUE : Calendário de basquetebol sofre alteração

O CALENDÁRIO de basquetebol nacional acaba de sofrer alterações, passando de Fevereiro a Dezembro para Agosto a Maio do ano seguinte, como forma de harmonizá-lo com o da maioria dos países da região.
A decisão foi tomada recentemente na cidade da Beira no âmbito da reunião de auscultação às associações provinciais da modalidade promovida pela Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).
No encontro decidiu-se que a mudança do calendário competitivo seria a melhor saída a melhoria dos rendimentos das nossas equipas e selecções nacionais nas provas internacionais.
Aliás, o calendário que Moçambique vinha tendo até então colocava o país em desvantagem em termos do ritmo competitivo face á outros países, sobretudo os da Zona VI.
Assim, moçambique passa a iniciar as suas competições praticamente ao mesmo tempo com países como Zâmbia, Angola, Zimbabwe, África do Sul, Quénia, Ruanda, entre outros.
“Nas competições da FIBA deparávamo-nos com problemas de falta de ritmo competitivo e apanhávamos os nossos adversários com ´quilómetros de estrada´, o que dificultava a nossa missão. Doravante pensámos que o nosso rendimento irá melhorar no plano internacional”, adiante, Renato Bambo, secretário-administrativo da FMB.
Saliente-se a mudança acontece na sequencia de uma proposta dos clubes e outros fazedores da modalidade