Africa Basquetebol

01 março 2014

ANGOLA : Libolo lidera isolado BAI-Basket


Recreativo do Libolo regressa à liderança isolada do campeonato nacional da bola ao cesto depois da vitória ontem sobre o 1º de Agosto
Fotografia: Jornal dos Desportos
A equipa do Recreativo de Libolo reassumiu a liderança do Campeonato Nacional de Basquetebol, com 33 pontos, ao bater ontem no pavilhão Victorino Cunha, o 1º de Agosto por 83-75, na principal partida da última jornada da segunda volta da fase regular.

A determinação dos jogadores do Libolo empreendida no quarto  turno da partida foi fundamental para a vitória, depois de ter-se mostrado apáticos nos três primeiros turnos em que perdeu por 18-23, 34-39 e 51-53.

A jogar em casa, os militares começaram a definir cedo o rumo da partida. Decorridos cinco minutos, o domínio pertencia aos pupilos de Paulo Macedo, que venciam por 15-9.

A um minuto do término do primeiro quarto da partida o Libolo reduziu a diferença para quatro pontos (16-20). O 1º de Agosto marcou mais três pontos e o adversário converteu mais dois, fixando o resultado em 18-23.

Os primeiros dois pontos do segundo período  foram marcados pelo 1º de Agosto. A formação anfitriã geriu a liderança e a cinco minutos do intervalo maior vencia por 30-23.

Depois, o Libolo mudou o "figurino" do jogo e passou a pressionar mais o último reduto  dos militares. Esta dinâmica permitiu a redução da desvantagem para 29-34. 

Os dois conjuntos foram para o intervalo com uma diferença de 5 pontos. o 1º de Agosto conservou a liderança na partida por 39-34. No reatamento, o Libolo entrou mais atrevido e tomou o controlo da partida. Fruto de maior concentração nos ataques realizados silenciaram os militares com pontos atrás de pontos.

Esta postura permitiu a equipa do Libolo passar a frente do marcador, pela primeira vez, aos três minutos do terceiro período com o placard a registar 42-39.  

A formação do Rio Seco teve que se aplicar a fundo para repor a história de jogo. Acabando por triunfar por 53-51. Segundo os indicadores transportados no período anterior, o Libolo voltou a anular a desvantagem e assumiu o rumo da partida. Aos 3 minutos, a formação do Cuanza Sul adiantou-se novamente no marcador (59-55). A saída de Olímpio Cipriano, principal obreiro da reviravolta, não retirou a crença guerreira do conjunto do Libolo.  

O 1º de Agosto tentou várias vezes anular a desvantagem mas a determinação dos libolenses fundamental para o triunfo de 83-75.

Para a jornada de ontem, a Universidade Lusíada bateu o Progresso do Sambizanga por 69-63.