Africa Basquetebol

06 agosto 2013

CABO VERDE : Seven Stars insiste que jogador americano não estava inscrito legalmente

O Seven Stars reafirmou esta segunda-feira, 05, que jogador norte-americano Kevin Swigget não estava inscrito legalmente no Bairro para jogar no Campeonato Nacional de Basquetebol. O clube azul da Capital pede celeridade na resolução deste processo e diz que vai acatar qualquer decisão que vier a ser tomada pela Federação Nacional de Basquetebol (FCBB).

Em conferência de imprensa, um grupo de dirigentes do Seven Stars, chefiado pelo seu presidente Dário Moreno, apresentou um dossier para sustentar a sua versão de que o jogador norte-americano, Kevin Swigget, nunca esteve inscrito nem na Associação de Basquetebol de Santiago Sul nem na Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB).
Um dos documentos apresentados é um acórdão do Conselho de Jurisdição da FCBB, que “apareceu no Facebook, sem qualquer conhecimento oficial”, autorizando que Swigget seja inscrito na Associação Regional Santiago Sul, fora do prazo estabelecido pelos regulamentos da FCBB. Os dirigentes do Seven Stars pedem por isso a anulação deste acórdão, uma vez que é assinado por Rosa Vicente e Elsa Tavares, “duas mulheres de dois jogadores do Bairro”.
A equipa do Seven desmente ainda que se tenha recusado jogar a final do nacional. “Estivemos no campo para jogar, só não sabíamos com quem é que iríamos disputar a final”, diz Francisco Livramento, membro da direcção do Seven Stars, para quem é necessário mais seriedade no desporto nacional. “Ganhar a todo custo é falta de fair play”. “Não vamos permitir que pessoas que aparecem de para-quedas e denigram a imagem do Seven Stars”, prossegue Livramento completando que “o Bairro está a buscar o sucesso às custas do Seven”.
Quanto à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, os dirigentes do Seven dizem que tem elementos válidos suficientes que os levam a acreditar no órgão que rege o basquetebol nacional, por isso esperam a melhor decisão nessa celeuma, considerada já uma mancha no basquetebol nacional.