Africa Basquetebol

04 agosto 2013

CABO VERDE : Irmãos Almeida descontentes com a FCBB

Os irmãos Almeida estão descontentes com a forma como têm sido tratados pelos dirigentes da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB). Enquanto Joel diz estar a ser ignorado pela Federação, Ivan Almeida mostra-se indignado com o facto de até agora o organismo que gere o basquetebol a nível nacional não ter tratado da sua dispensa junto ao Lille de França (clube para onde se transferiu esta época enquanto jogador profissional), para que possa participar no Afrobasket 2013.

Irmãos Almeida descontentes com a FCBB
Segundo Ivan, até agora a FCBB não satisfez as exigências que seu clube, Lille Métropole Basket Club, colocou para a sua participação no Afrobasket que acontece dentro de dias na capaital da Costa do Marfim, Abidjan. O basquetebolista profissional refere-se ao seguro de viagem e à passagem de ida e volta para a França. “Apesar disso, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol vem me pressionando para integrar os trabalhos da Selecção”, afirma.
A poucos dias do arranque do Afrobasket, Ivan Almeida diz que se até ao dia 10 de Agosto não forem criadas estas condições, terá de abdicar deste seu sonho, frustrando todo o esforço que fez até agora ao serviço da selecção nacional. O atleta diz estar indignado, mas ao mesmo tempo triste e magoado por ver o seu contributo a ser posto em causa por determinados agentes desportivos.
“Pondo em risco a minha relação profissional e agindo de boa-fé, acedi participar nalguns treinos da equipa nacional nestas condições adversas, confiando que as exigências seriam rapidamente satisfeitas, conforme prometido por aqueles que têm responsabilidade na matéria”, afirma o atleta, desmentindo qualquer desentendimento com o seleccionador Alex Nwora.
Por sua vez, Joel Almeida diz que nunca esteve na lista dos pré-seleccionados de Nwora. Joel diz também que não recebeu qualquer aviso ou comunicado sobre a sua dispensa do amistoso com a equipa norte-americana de Bridgewater no Mindelo, e desmente a noticia anteriormente veiculada de que estaria a recuperar as forças após os jogos do nacional. “Sempre estive em boa forma”, diz Joel, completando que tentou várias vezes juntar-se aos Tubarões Martelo mas não lhe foi facultado o acesso.
Sem citar nomes, Ivan afirma que na base de todos estes desentendimento estão "determinados agentes desportivos" que, a seu ver, têm levado a cabo uma campanha contra a sua imagem e fazem de tudo para tolher a sua participação no Afrobasket 2013.
“As tentativas de destruir a minha carreira junto da opinião pública, do meu clube LMBC e da FIBA são muitas. Determinados agentes desportivos do Sal e da Praia, não param de enviar emails, alegando dupla inscrição, o que é completamente falso, visto que o meu contrato com o Lille só começa a vigorar a 5 de Agosto deste ano”, acrescenta.
Motivos esses que poderão impedir os irmãos Almeida de representar o basquetebol de Cabo Verde ao mais alto nível, naquela que é a maior montra africana da modalidade.