Africa Basquetebol

06 agosto 2013

ANGOLA : Jogador americano aconselha angolanos a apostarem na formação

Luanda – O antigo jogador da Liga Americana de Basquetebol (NBA), Cedric Ceballos, aconselhou segunda-feira, em Luanda, as autoridades angolanas a investirem na formação dos jovens, para que o país possa atingir níveis altos de desenvolvimento desportivo. 
Em declarações à Angop, a margem da cerimónia de recepção na embaixada do seu país em Angola, o basquetebolista norte-americano reformado afirmou que o segredo do desenvolvimento da modalidade e do desporto passa pela aposta e no investimento nos escalões de forma
“Em Angola existe crianças e jovens com potencialidades desportivas e que precisam de apoios. Por isso, deixo o meu conselho às autoridades do país para que apostem forte na formação destes talentos do basquetebol e do desporto”, disse.
A construção e o melhoramento das infraestruturas desportivas, bem como a sua implantação em zonas populosas foram ainda apontadas pelo antigo jogador como factores essenciais para o desenvolvimento do desporto em geral e da modalidade em particular.          
    Acrescentou que, a par das acções das autoridades e demais instituições, os próprios praticantes devem primar pela paciência, trabalho árduo e determinação de atingirem níveis altos de desenvolvimento.
“Eu próprio sou fruto da formação, trabalho, determinação e força de vontade e os jovens angolanos podem seguir o mesmo exemplo. Só assim se poderá alcançar os objectivos preconizados”, frisou.    
Cedric Ceballos, que se destacou nos Los Angeles Lakers e nos Phoenix Suns da NBA, em companhia da portuguesa Patrícia Penicheiro “Ticha”, que jogou pela equipa Sacramento Monarchs da WNBA, visitam Angola na qualidade de embaixadores dos desportos dos EUA, no âmbito dos 20 anos de relações entre os dois países.                
Durante a sua estadia em Angola, os dois ex-praticantes participam em actividades de carácter desportivo, social e filantrópico, organizadas pelo programa cultural do Departamento de Estado dos EUA, “SportUnited”, em cooperação com o Comité Olímpico deste país, a NBA e WNBA. 
 
O acto que decorreu na embaixada americana foi presenciado pelo secretário de Estado para Política da Juventude, Nhanga de Assunção, do presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, entre outras entidades ligadas ao desporto angolano.