Africa Basquetebol

13 julho 2013

ANGOLA : Técnico campeão africano favorável a nacionalização de jogadores

Luanda - O seleccionador nacional de basquetebol sub-16, Manuel da Silva “Gi”, afirmou esta sexta-feira que o processo de nacionalização de jogadores estrangeiros para representar o país é normal, sendo que até os melhores do mundo o fazem.
 Falando à Angop a propósito do pedido de naturalização de jogadores, com destaque para o basquetebolista norte-americano Regie Moore, o técnico referiu que, se for mais valia e tenha cumprido as formalidades, deve lhe ser atribuída a nacionalidade.
“Se tivermos oportunidade de ter um jogador como Reggie Moore na nossa selecção devemos aproveitar, porque as melhores equipas do mundo também nacionalizam atletas”, salientou, dando exemplo do nigeriano Hakeem Olajwon que jogou pelos Estados Unidos.
 Quanto a idade do jogador (32 anos) disse não ser obstáculo, uma vez que o objectivo é o Afrobasket2013, mas admitiu que o mesmo possa disputar dois ou três campeonatos africanos.
“É só olharmos para o Lutonda (40) e o Carlos Almeida (36) com quantos anos jogaram ao mais alto nível”,Reggie Moore (1.98 cm) é um dos melhores jogadores do campeonato nacional, tendo sido este ano campeão nacional pelo 1º de Agosto e melhor triplista da prova.
 Este é o segundo caso de naturalização de um basquetebolista para representar a selecção nacional, depois do tchadiano Abdel Bouckar, que conquistou dois títulos africanos por Angola (2003 e 2005).