Africa Basquetebol

08 julho 2013

ANGOLA : Selecção embarca hoje para Espanha

                       
Pupilos de Macedo realizam esta manhã a última sessão de treinos no Pavilhão do CODENM
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com o grupo reduzido, a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos que prepara a sua participação na fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, realiza esta manhã, no Pavilhão do CODENM, a última sessão de treinos no país, antes de embarcar esta noite para Espanha, palco da etapa derradeira do estágio pré-competitivo.

Depois de terem sido dispensados, a fim de passarem o fim-de-semana com as famílias, o seleccionador dos decacampeões africanos volta a reunir esta manhã a partir das 10h00, no Rio Seco, os atletas para o último treino no país.

Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das Universidades dos Estados Unidos, vai ser seguramente a grande atracção do treino desta manhã, que já não conta com os préstimos de Mutu Fonseca, António Monteiro, Edson N´doniema, todos do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, Paulo Santana, Petro de Luanda, e Islando Manuel, do 1º de Agosto, atletas que foram dispensados no último sábado.
Durante as primeiras duas semanas de preparação, repartidas nas províncias do Bié e Benguela, a Selecção Nacional que busca o título perdido em 2011, no Afrobasket de Antananarivo, Madagáscar, e consequentemente o apuramento ao Campeonato do Mundo de 2014, prova a ser disputada em Espanha, trabalhou mais a componente física sem descurar os aspectos técnicos e tácticos.
Hoje, à semelhança do que aconteceu na última sexta-feira, o seleccionador nacional vai repartir o grupo em dois a fim de realizar uma peladinha, para aferir melhor a assimilação dos fundamentos tácticos, com principal realce para os aspectos defensivos, sem colocar de parte a componente ofensiva. A sessão de treinos desta manhã será eminentemente recreativa, em face da viagem de logo mais, para Espanha.
Em terras espanholas, a Selecção Nacional vai realizar oito a dez jogos de controlo, antes de rumar para Abidjan, palco da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.
Angola vai medir forças durante o período de estágio pré-competitivo com as similares da Croácia, Venezuela e Eslovénia. O cinco nacional vai disputar igualmente jogos com equipas da Liga ABC de Espanha, de acordo com Eurico Araújo, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol para as selecções nacionais, ele que também vai coordenar o grupo que hoje deixa a capital do país.
Eis os 15 atletas que seguem para Espanha: Armando Costa, Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Joaquim Gomes "Kikas", Reggie Moore, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo, Eduardo Mingas, Milton Barros e Valdelício Joaquim.

Angola integra o grupo C com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro-Africana (RCA). A selecção da Tunísia é actual campeã africana em título.

CRENÇA - Atletas partem confiantes para a Europa

Milton Barros, base, e Eduardo Mingas, poste, dois atletas com créditos firmados a nível da Selecção Nacional, estão confiantes na conquista da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo na Costa do Marfim.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Milton Barros, considerado herói da qualificação do combinado nacional para as meias-finais da 26ª edição do Afrobasket, ao anular uma vantagem de cinco pontos da selecção dos Camarões, nos quartos-de-final, quando restavam seis segundos para o termo do desafio, afirmou que o grupo está unido num único ideal que é a conquista do título africano, troféu que escapou em 2011.
“Temos um grupo extremamente forte e todos nós estamos conscientes de que temos de lutar até à exaustão a fim de recuperarmos o título perdido em 2011”, disse o base da Selecção Nacional e do Grupo Desportivo Interclube, atleta que militou igualmente no Petro de Luanda e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.
Milton Barros, que a par de Armando Costa, tem a missão de conduzir o jogo ofensivo dos decacampeões africanos em Abidjan, ressaltou a competitividade entre os vários sectores durante as três primeiras semanas de preparação. “Foram três semanas muito intensas onde foi notória a entrega de todos os atletas.”
Milton Barros não deixou de endereçar uma palavra de apreço aos colegas que ficaram na primeira filtragem. “A todos eles o apelo que faço é que continuem a trabalhar. Hoje foram preteridos, amanhã podem ser os eleitos. Por isso, não há que baixar a cabeça”, finalizou o jovem jogador, considerado um dos mais inconformados do basquetebol angolano.
O poste Eduardo Mingas, que fez a sua primeira internacionalização em 2005, também partilhou da opinião de Milton Barros quanto à conquista do Afrobasket da Costa do Marfim.
“É uma tarefa difícil, mas estamos a preparar-nos para conseguirmos arrebatar o título africano. Os trabalhos nestas primeiras três semanas correram muito bem e acredito que este grupo de trabalho tudo fará para mais uma vez dar alegria ao povo angolano.”
Questionado sobre os potenciais adversários de Angola no Afrobasket, Eduardo Mingas apontou as selecções da Tunísia, actual campeã africana, Nigéria, Costa do Marfim e os Camarões, sem descurar o valor das demais selecções que vão disputar a fase final.                  MC

SUB-16 -Selecção Nacional arrebata Afrobasket
A Selecção Nacional de basquetebol masculino de sub-16 conquistou ontem, no Palácio dos Desportos, em Antananarivo, Madagáscar, a IV edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, mercê da vitória obtida na final frente ao Egipto, por 75-66.
Os angolanos, que tinham perdido frente aos egípcios, por 30 pontos de diferença, durante a fase regular da competição, apareceram ontem bastante determinados e conseguiram vergar aquela selecção, tida como a mais forte de África.
Alexandre Jungo, Bruno Fernando, Daniel Manuel e Aires Goubel foram os atletas que mais se destacaram no cinco nacional que estará pela primeira vez na fase final de um Campeonato do Mundo de sub-17.
Para atingir a final, a Selecção Nacional venceu nas meias-finais a similar da Tunísia, com vitória por 72-59, ao passo que o Egipto bateu o Madagáscar, por expressivos 107-63.  
Ainda ontem, para o terceiro e quarto lugar, a selecção da Tunísia, que baqueou nas meias-finais diante de Angola, venceu a selecção anfitriã (Madagáscar), por 70-49, num prélio em que os tunisinos mostraram toda a sua superioridade. A delegação angolana regressa amanhã, ao país, vido de Antananarivo, Madagáscar, onde conquistou ontem a IV edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.

Eis os campeões africanos: Avelino Dó, Alexandre Jungo, Aires Goubel, Bruno Fernando, Eric Amândio, Cley Cabanga, Cristiano Xavier, Daniel Manuel, Edmilson Valente, Milton Valente, Sílvio Sousa e Teodoro Hilário.          MC