Africa Basquetebol

08 julho 2013

ANGOLA : Conquista do africano de sub-16 é um garante para o futuro

Luanda - A secretária-geral da Federação Angolana de basquetebol, Isabel Major, considerou a conquista do Campeonato Africano em sub-16 masculinos, pela selecção nacional como uma garantia para o futuro da modalidade e é reflexo árduo do trabalho que os clubes estão a fazer nos escalões de formação.
 Em declarações à Angop, disse que a vitória do cinco angolano por 75-66 sobre o Egipto, hoje na final do africano da categoria, e consequente conquista do título continental, significa existência valores para engrossar nos escalões seguintes, citando os sub-18, su-20 e seniores.
 Realçou o trabalho que os clubes efectuam na formação e atribuiu maior parte do crédito a estes pelo tempo que passam com os atletas.
 “São eles (clubes) que fazem os jogadores, ficam o tempo todo com eles e este título também é obra deles”, frisou.
 Explicou que o objectivo da federação é manter os vários ciclos de formação, para que os jogadores transitem de escalão para escalão sem “queimar” etapas, até a equipa principal.
 Para o efeito, adiantou que pretendem criar ciclos de trabalho para as selecções jovens, para que estes estejam sempre a treinar, mesmo em tempo de férias nos clubes.
 Acrescentou que para efectivação desta pretensão a federação precisa de apoios da sociedade e acredita que os mesmos surgirão com a conquista deste africano de sub-16.