Africa Basquetebol

10 julho 2013

ANGOLA : Recebidos com festa

                       
Secretário de Estado para o Desporto quando cumprimentava o
Fotografia: José Cola
Os campeões africanos de basquetebol na categoria de sub-16 foram recebidos ontem, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em apoteose, pela população luandense que esteve em representação do país.
À saída do avião que transportou a comitiva angolana de Joanesburgo para Luanda, proveniente de Antananarivo, Madagáscar, onde conquistou domingo último, o Afrobasket da categoria, mercê do triunfo na final frente ao Egipto, por 75-66, a Selecção Nacional foi brindada com cânticos e danças dos grupos Semba Muxima e Idimakiaji, numa organização do Movimento Nacional Espontâneo.
Na sala de protocolo do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e na presença do secretário de Estado para o Desporto, Albino da Conceição, para além dos membros de direcção da Federação Angolana de Basquetebol e convidados, o capitão do cinco nacional, Avelino Dó, começou por descrever o percurso seguido pela selecção nacional que culminou com a conquista da IV edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.
Com um discurso organizado e fluido, o jovem jogador, de apenas 15 anos de idade, 1, 92 metros de altura, 81kg, afirmou “que a partir do momento em que ultrapassámos a Tunísia nas meias-finais tudo era possível”. “Foi uma competição extremamente difícil, sobretudo a partir dos quartos-de-final. Quando afastámos a Tunísia nas meias-finais sabíamos que tudo era possível, apesar de termos perdido com o Egipto na fase regular.
Entrámos determinados no dia da final, frente ao Egipto. Foi um jogo extremamente difícil, tivemos que fazer um esforço suplementar, já que fomos para o quarto derradeiro com uma desvantagem de sete pontos, mas felizmente acabámos por vencer o título africano, que orgulha não só o grupo tudo mas sobretudo o povo angolano”, finalizou Avelino Dó.
O seleccionador nacional, Manuel Silva “Gi”, também falou aos presentes das etapas seguidas pelo cinco nacional que conquistou pela primeira vez o título africano na categoria de sub-16. Manuel Silva “Gi” começou por agradecer a confiança depositado pelo actual elenco da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçado pelo Paulo Alexandre Madeira.
“Antes de mais, gostaria de agradecer à direcção da FAB por me ter incumbido a missão de dirigir este grupo de atletas que acabou por dignificar as cores da bandeira nacional. Foi uma competição difícil, mas com espírito de grupo nós conseguimos superar todos os adversários. Penso que foi uma vitória merecida”, reconheceu o seleccionador nacional.
Albino da Conceição, secretário de Estado para o Desporto, felicitou os campeões africanos em nome do Executivo e do povo, tendo enaltecido a bravura demonstrada pelos pupilos de Manuel Silva “Gi” que estão pela primeira vez na fase final de um Campeonato do Mundo de sub-17, em 2014, no Dubai.

Reacção
Atletas agradecem recepção apoteótica

A recepção apoteótica que a comitiva angolana teve, em face da conquista da IV edição do Campeonato Africano das Nações, prova que se disputou de 27 de Junho a 7 do mês em curso, em Antananarivo, Madagáscar, deixou satisfeitos os integrantes da Selecção Nacional.
Avelino Dó, atleta que esteve em evidência no africano de Madagáscar, a par de Alexandre Jungo e Bruno Fernando, mostrou-se regozijado com a recepção proporcionada pelos angolanos.
“Sinceramente, estou satisfeito com a recepção do povo e sobretudo com o carinho do Executivo e da direcção da Federação Angolana de Basquetebol. Gostaria em nome do grupo agradecer a todos quantos se deslocaram aqui ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.”
O mesmo pensamento foi partilhado por Alexandre Jungo, atleta que foi extremamente decisivo quer no jogo ofensivo, quer no jogo defensivo da Selecção Nacional.
Para o atleta do Futebol Clube Vila Clotilde, que actua na posição de poste, com a conquista do título africano aumenta a responsabilidade de Angola.
“Temos que trabalhar mais porque a responsabilidade aumentou a partir do momento em que vencemos o Afrobasket”, disse.
Aires Goubel, extremo que milita no 1º de Agosto, mostrou-se regozijado com a consagração do seu primeiro título africano. “É um título que fica marcado nas nossas vidas. Temos que continuar a trabalhar a pensar em futuros compromissos.”

Reconhecimento - Federação promete uma digna homenagem
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol vai homenagear nos próximos dias a Selecção Nacional de basquetebol de sub-16, que no último domingo conquistou a IV edição do Campeonato Africano das Nações, prova disputada em Antananarivo, Madagáscar, mercê do triunfo na final diante do Egipto, por 75-66.
A garantia foi dada ontem, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo número um do órgão reitor da modalidade, Paulo Alexandre Madeira, quando recebia os campeões africanos da “bola ao cesto” na categoria de sub-16.
“Nós vamos realizar uma cerimónia de homenagem nos próximos dias porque vocês conseguiram surpreender pela positiva o país com a conquista do Afrobasket e o apuramento para o Campeonato do Mundo de sub-17. Espero que esta conquista seja o prenúncio de futuras vitórias das mais variadas selecções.”
Paulo Alexandre Madeira aconselhou o grupo liderado por Manuel Silva “Gi” a trabalhar cada vez mais, porque no seu entender, Angola passa a ter uma grande responsabilidade em face da conquista do título africano, tendo apelado, por outro lado, ao empenho total nas actividades académicas.
“É importante que vocês não dissociem a actividade desportiva das actividades académicas. Por isso, o empenho que vocês demonstram nas quatro linhas tem de ser o mesmo na actividade académica”, aconselhou Paulo Alexandre Madeira.

Afrobasket - Exames médicos estão na recta final
A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina, que prepara a defesa do título africano em Setembro próximo em Maputo, finaliza esta semana os indispensáveis exames médicos. Os trabalhos de campo, segundo o programa de preparação a que tivemos acesso, começam na próxima segunda-feira.
À semelhança da Selecção masculina, as campeãs africanas vão começar a preparação no interior, mais concretamente, nas províncias do Huambo e Huíla, antes de rumarem para Espanha, local escolhido para a etapa derradeira do estágio. Para a “operação” Maputo, Aníbal Moreira, seleccionador nacional, convocou 19 atletas, com destaque para Rosa Gala, de apenas 17 anos de idade.