Africa Basquetebol

09 julho 2013

CABO VERDE : Gigante “Edy” Walter quer chegar à final do Afrobasket

O “gigante” Edy Walter Tavares acaba de terminar mais uma temporada na equipa de Herbalife Gran Canaria, em Espanha, mas já está mentalizado para mais um desafio: defender as cores de Cabo Verde no Afrobasket, que acontece de 20 a 31 de Agosto na Costa do Marfim. Em declarações ao site Youfirstsports.com, o basquetebolista afirma que foi uma época muito boa e para coroá-la, quer chegar à final da maior prova da bola ao cesto em África.

Gigante “Edy” Walter quer chegar à final do Afrobasket
“Eu posso tirar o máximo de tudo o que aprendi este ano para ajudar Cabo Verde neste Verão. Sinto que tenho progredido muito e estou cheio de confiança. Estou ansioso para começar o torneio para provar isso, tornar-me útil e ajudar o meu país a ir longe”, diz o poste nacional, nesta que é a quinta fez que Cabo Verde vai participar na final de um Afrobasket. A selecção nacional está no Grupo C, ao lado da poderosa selecção de Angola, de Moçambique e da República Centro-Africana.
“Queremos lutar para chegar à final. Vamos dar tudo de nós para conseguir os nossos objectivos”, diz sem medo Tavares, sendo que o objectivo mais ambicioso é, provavelmente, igualar ou melhorar o resultado alcançado pelos “Tubarões Martelo”, quando ganharam a medalha de bronze no Afrobasket 2007. “Estamos confiantes que podemos ir mais longe”, afirmar Edy, uma das grandes promessas e esperanças do basquetebol nacional ao site do Youfirstsports, que cita o site da Herbalife Gran Canaria.
Aos 21 anos, o poste crioulo diz que representar a selecção é um dos pontos mais altos da carreira. “Para mim é uma grande honra representar a minha selecção. Nunca teria pensado que iria conseguir”, afirma Tavares, que na Costa do Marfim quer ter mais chances de mostrar o seu valor. A selecção nacional de basquetebol deverá começar a treinar ainda este mês na cidade da Praia, rumo à aventura africana.
Quanto à época nas Canárias, Edy faz um balanço positivo. “Fiz a maior parte das sessões de treinos livres e todas as coisas que os meus companheiros e o treinador têm-me mostrado. Estou sempre em alerta. Aprendi tudo o que pude e para mim tem sido uma temporada muito proveitosa. Além disso, jogar na Copa del Rey e chegar às semifinais dos play-offs foi muito emocionante”, analisa Edy Walter Tavares.