Africa Basquetebol

12 julho 2013

ANGOLA : Técnico defende micro-ciclos até Afrobasket sub-18

Luanda - O seleccionador nacional de basquetebol em sub-16, Manuel da Silva “Gi”, informou hoje que o grupo campeão africano deve ser submetido a um processo com vários micro-ciclos até o Afrobasket sub-18, a ser disputado em 2014.
 
Em entrevista à Angop, em que abordou a conquista inédita do africano em sub-16 e o estado do basquetebol angolano, o antigo jogador do Petro de Luanda explicou que tendo em vista o africano sub-18, no qual Angola vai tentar melhorar o sexto lugar de 2012, há necessidade de se criar um programa específico de treinamento para que o mesmo grupo, com a inclusão de alguns jogadores de 17 anos, esteja a altura das exigências.
No entanto, o facto de não estarem ainda confirmadas as datas da prova, que será antes do mundial de sub-17, faz com que a programação seja retardada.
 “Não sabemos ainda se vamos criar dois grupos, um para o Mundial de sub-17 e outro para o Afrobasket de sub-18, tudo vai depender das datas. O africano será disputado primeiro e neste grupo poderemos contar com jogadores mais altos que, por causa da idade, falharam o competição no Madagáscar, já para o campeonato do mundo o grosso deverá ser basicamente os campeões em sub-16”, frisou.
 O seleccionador nacional comentou ainda que a antecipação da competição criou algum transtorno na preparação do grupo, pelo facto de terem reduzido drasticamente as unidades de treino, tendo efectuado apenas 54 das 76 previstas.
 Apontou como uma das principais dificuldades durante, a preparação, a dificuldade apresentada pelos jogadores na interpretação dos fundamentos e aspectos técnicos por trabalharem com técnicos diferentes. “Foi o primeiro contacto comigo e eles apresentaram este défice porque não conheciam a minha metodologia de treino”, sublinhou Manuel da Silva que tem os cursos do nível I, II e III.
 Com a conquista do Afrobasket em sub-16, Angola tornou-se no segundo país a erguer o troféu desde a sua existência, depois do Egipto em 2009 e 2011.