Africa Basquetebol

06 fevereiro 2013

ANGOLA : Supertaça ainda sem data definida


Petro de Luanda é o detentor do título da competição que junta as potências da modalidade dos países de expressão portuguesa

Fotografia: Kindala Manuel
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) continua a aguardar pela notificação da homóloga portuguesa da data da disputa da quarta edição da Supertaça Compal em seniores masculinos, prova há muito calendarizada pelos dois países para este mês.
O presidente da FAB, Paulo Madeira, em declarações ao Jornal de Angola, disse que “estamos preocupados porque até ao momento não recebemos qualquer comunicação da Federação Portuguesa de Basquetebol. Vou enviar um e-mail ao presidente daquela instituição, Mário Saldanha, para saber mais pormenores”.
Paulo Madeira revelou que Moçambique é “o país onde vai ser jogada a Supertaça Compal e este é o único dado oficial de que dispomos”.
O presidente da FAB lembrou que “este torneio é uma prova patrocinada e como tal envolve custos. Mas vamos aguardar e esperar pela posição da nossa homóloga portuguesa”.
Na primeira edição, disputada em 2010, o Sport Lisboa e Benfica veio a Luanda e venceu, na partida de decisão do título, o 1º de Agosto, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela.
Em 2011, na segunda edição, jogada na Praça de Toiros de Campo Pequeno, em Lisboa, os militares do Rio Seco derrotaram no jogo da final o Futebol Clube do Porto. O ano passado, o Petro conquistou a taça, em prova disputada pela primeira vez em duas cidades e por seis equipas, cujo país estreante foi Moçambique com a presença do Maxaquene de Maputo. O Petro venceu a prova sem sofrer qualquer derrota. A classificação de 2012 ficou assim ordenada: primeiro Petro , FC Porto (2º), Recreativo do Libolo (3º), 1º de Agosto (4º), CAB Madeira (5º) e Maxaquene de Maputo (6º).Para a presente edição, por Angola estão apuradasas equipas do Recreativo do Libolo, campeão nacional, e 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola. O Petro, detentor do título, aguarda pelo convite da organização.