Africa Basquetebol

03 fevereiro 2013

ANGOLA : Associação provincial prepara início da época


Reunião da associação define terça-feira o calendário de competições para 2013
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda reúne-se terça-feira próxima, na sua sede social, com vista à abordagem da época 2013, cuja abertura oficial está marcada para o dia 6, com a disputa do torneio Sonangol. Segundo Luís Carlos, secretário-geral da associação, ao Jornal dos Desportos, a data foi marcada em função dos compromissos nacionais nos quais a maior a parte das equipas da capital se encontra inserida. O responsável disse que, em termos administrativos, tudo está acautelado para que as distintas competições entrem em cena, embora, em termos numéricos, Luanda continue com as mesmas equipas com que se fez representar na época 2012.
Entre as principais actividades, Luís Carlos sublinhou a disputa do torneio Março Mulher, com início marcado para dia 20, que vai ser realizado em colaboração com a Associação Mulher e o Desporto, e o torneio Sonangol em sénior masculinos, com arranque marcado para sexta-feira, no complexo Paz e Flor. Luís Carlos, que faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido pelos clubes provinciais, sobretudo nos escalões de formação, mostra-se optimista quanto ao futuro da modalidade, mas reforça a necessidade de se conjugar esforços em prol da união da classe.
“Uma vez que Luanda continua a ser o maior pólo de desenvolvimento do basquetebol nacional, torna-se necessário que o programa de cada época desportiva seja bem estruturado. Por isso a nossa direcção, e porque desempenha um papel preponderante, tem tudo bem encaminhado para o início dos novos compromissos a nível da província”, disse Luís Carlos.

Taça de Angola
Interclube salva época com conquista do troféu

A equipa sénior feminina do Interclube arrebatou ontem a XXVIII edição da Taça de Angola e salvou a época 2012/13, ao vencer ontem à tarde, no pavilhão do Codemn, a sua similar do 1º de Agosto, por 52-32, em partida da segunda mão da final, disputada a melhor de dois jogos. Tal como sucedeu no primeiro jogo, disputado quinta-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro, em que as anfitriãs venceram por apenas quatro pontos (50-46), o equilíbrio foi ponto assente e o resultado decidido pelos detalhes. Na partida foi notável o nervosismo das militares, sobretudo na segunda parte, em que se pautaram por um ataque ineficaz. Ao intervalo o Interclube já vencia por sete pontos (27-20).

Sob comando de Apolinário Paquete, a formação da Polícia Nacional soube tirar boas ilações das fragilidades com as quais se apresentou no Campeonato Nacional, onde perdeu o título, que ostentava há três épocas consecutivas, para a formação do Rio Seco. Com os parciais 12-11, 27-20, 46-30 e 52-32, as polícias impediram que o 1º de Agosto fizesse a “dobradinha” e garantiram a sua permanência nas competições africanas. A extremo poste do Inteclube, Nguendula Filipe foi a cestinha do jogo, com 13 pontos convertidos.
HJ