Africa Basquetebol

05 fevereiro 2013

ANGOLA : Militares dominam nacionais


Província do Bié acolhe o certame que contou com a participação de 17 equipas
Fotografia: Jornal dos Desportos
Terminaram os campeonatos nacionais de sub-18 em ambos os sexos, que a província do Bié organizou de 26 de Janeiro a 3 de Fevereiro. As equipas do 1º de Agosto, em ambas as classes, foram as grandes vencedoras, destronando o Maculusso e a Casa do Pessoal do Porto do Lobito. Na prova, que contou com a participação de 17 equipas, 11 masculinas e seis femininas, a novidade foi a participação do Sporting Benfica do Andulo que, mesmo ficando em último lugar na classe masculina, apareceu como uma grande surpresa no basquetebol federado.
O presidente da direcção, Fernando Chicapa, teve a coragem de pôr a equipa a jogar, mesmo sabendo que ela ia perder por três dígitos, mais de cem pontos, com as outras equipas. “O objectivo era competir e mostrar que o Sport Benfica do Andulo ressurgiu na arena desportiva. O Andulo foi, durante muito tempo, um município sem expressão desportiva, durante o tempo de guerra, mas agora queremos mostrar que despertámos”, disse Fernando Chicapa, presidente da colectividade. As participações do Desportivo da Jasck e do Vitória Atlético Clube também veio mostrar que o basquetebol nacional ganhou mais duas equipas. A província do Bié, aos poucos, vai ressurgindo na arena desportiva nacional.

LUANDA E BENGUELA DOMINAM PROVAS
As equipas das províncias de Luanda e de Benguela repartiram os três primeiros lugares em ambas as classes, nos nacionais de basquetebol em sub-18 que terminou no domingo. Em masculinos, o 1 de Agosto chamou a si o título, ao vencer o Petro de Luanda, por 89-86, numa partida de grande nível técnico, deixando o Petro de Luanda no segundo lugar do pódio. Em terceiro lugar ficou a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, que venceu o Sporting do Bié, relegando a equipa do planalto para o quarto lugar. Ainda em masculinos, o Progresso do Sambizanga ficou em quinto lugar e o Sporting de Benguela em sexto.
O Desportivo da Huíla foi o sétimo e o Vitória Atlético do Bié, oitavo. O Petro do Huambo terminou em nono e o Benfica do Andulo foi o décimo. O último classificado foi o Desportivo da Jasck do Cuito. Na classe feminina, o 1º de Agosto ergueu o troféu, depois de vencer na final o Sporting de Benguela, por 69-59. Assim, a equipa do Rio Seco deixou o Sporting de Benguela na segunda posição e o Interclube em terceiro. O Desportivo O Maculusso, até aqui campeão em título, não foi além do quarto lugar. A equipa do Benfica da Huíla terminou em quinto e a anfitriã Sporting do Bié em último.

FORMAÇÃO
Associação do Bié vai formar árbitros

A Associação Provincial de Basquetebol do Bié está apostada na formação de mais juízes para suportar a realização dos campeonatos provinciais que se avizinham. Actualmente, a província possui no activo apenas três árbitros, um nacional de primeira e dois estagiários. Para suprir a falta de juízes, a associação vai organizar uma acção de formação dentro dos próximos dias. Nela podem participar todos os interessados, dos 18 aos 25 anos, como confirmou o presidente da referida associação.
Paulo Príncipe afirmou na ocasião que a província do Bié está de parabéns pelo facto de ter albergado os campeonatos nacionais de sub-18, daí que, urge a necessidade de se apostar na formação de mais juízes para elevar cada vez mais a modalidade.“Como podemos ver temos equipas de cadetes e juniores em número suficiente que nos permitem realizar os nossos campeonatos provinciais ainda este ano. E como não queremos parar, vamos daqui em diante fazer do basquetebol uma prática constante, com a realização dos campeonatos provinciais. Para tal, temos de apostar cada vez mais na formação dos árbitros, técnicos e oficiais de mesa”, disse.

BALANÇO
Associação local
felicita organização
O presidente da Associação Provincial de Basquetebol do Bié, Paulo Príncipe, fez um balanço positivo dos campeonatos nacionais de basquetebol em sub-18, disputado na cidade do Cuito. Segundo o dirigente, a prova teve um nível competitivo aceitável e os atletas participantes na prova tinham idades aceitáveis para competir. “Desta vez, podemos observar atletas dentro da idade estabelecida pelos regulamentos da prova. As equipas jogaram mediante apresentação dos cartões passados pela federação. Aqueles que não o fizerem apresentaram os bilhetes de identidade original.”
Quanto ao nível técnico do campeonato, Paulo Príncipe disse que foi aceitável, uma vez que as equipas, sobretudo de Luanda e de Benguela, demonstraram alto nível competitivo. “Somente as equipas do Huambo e do Bié se apresentaram alguns furos abaixo, mas é por falta de competição interna. Até agora, a província do Bié não organizava campeonatos provinciais. Por isso, as equipas locais não tinham rodagem competitiva, mas este é um aspecto que vamos moldar”, disse. Administrativamente, segundo o responsável pelo basquetebol no Bié, tudo correu dentro da normalidade, visto que a organização cumpriu a cem por cento as suas responsabilidades.