Africa Basquetebol

04 fevereiro 2013

ANGOLA : Rivais preparam clássico


Rubro e negros e tricolores discutem o primeiro lugar da tabela classificativa da prova

Fotografia: Santos Pedro
As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e do Petro de Luanda começam a preparar hoje, nos respectivos pavilhões, CODENM e Eixo Viário, o clássico de sexta-feira, às 18h00, no recinto dos “militares”, pontuável para a sétima jornada da segunda volta da fase regular da 35ª edição do campeonato nacional BAI Basket 2013.
Vindos de duas vitórias, com destaque para o triunfo sobre o Interclube, na sexta-feira, por um ponto de diferença (88-87), e desfeita a liderança a três na tabela de classificação, as duas equipas esboçam as tácticas mais convenientes.
Seguidos de perto pelo campeão nacional, Recreativo do Libolo, e pelo Interclube, candidato à conquista do troféu, ambos com 26 pontos, o Petro de Luanda e o 1º de Agosto sabem de antemão que uma vitória esta noite é imperiosa para as suas aspirações, pois a primeira posição nesta fase regular confere um ponto de bonificação na etapa derradeira da competição, a ser disputada em meados de Abril.
Cientes das suas responsabilidades, Paulo Macedo e Lazare Adingono, encaram os cinco dias que têm para trabalhar as suas equipas com a máxima concentração.
Lançamentos livres, de dois e três pontos, ataques de cinco contra cinco, defesa homem a homem e defesa na zona dois e três, recurso por demais utilizado quando as equipas não conseguem parar o ímpeto ofensivo do adversário, assim como a circulação da bola perto dos 24 segundos de posse no ataque, dominam o programa de trabalho dos treinadores.
Os dois plantéis, sem jogadores indisponíveis, começam a exercitar-se com os habituais exercícios de alongamentos.
Para a jornada sete, o cartaz reserva os seguintes jogos: Amigos de Viana-Progresso do Sambizanga, às 15h30, no Pavilhão 28 de Fevereiro; CDUAN-Vila Clotilde, às 16h00, no campo do Vila; Lusíada-Libolo, às 15h00, no Pavilhão do Rio Seco.