Africa Basquetebol

06 fevereiro 2013

ANGOLA : FAB reitera desejo de trazer ao país Mundial jovem


Paulo Alexandre Madeira está esperançoso
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai aproveitar a visita de cortesia que o secretário-geral da Fiba-Mundo, Patrick Baumann, vai efectuar ao país, na primeira quinzena de Março, para reiterar a pretensão de Angola em organizar nos próximos anos (um ou dois) o Campeonato do Mundo de basquetebol na categoria de sub-17 ou sub-19.
Em entrevista ontem ao Jornal dos Desportos, o novo presidente da FAB, Paulo Alexandre Madeira, assegurou que o executivo do organismo que supervisiona a modalidade a nível mundial vem a Angola a convite do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. Aquele responsável disse que a direcção da FAB vai aproveitar ao máximo a presença da ilustre figura de forma a reiterar o desejo de o país vir a organizar num futuro muito breve um Campeonato do Mundo da modalidade, na categoria de sub-17 ou sub-19.
“A vinda do senhor Patrick Baumann, secretário-geral da Fiba-Mundo, ao nosso país enquadra-se numa visita de cortesia a convite do Ministério da Juventude e Desportos, na pessoa do senhor ministro Gonçalves Muandumba. Estão previstas visitas a várias províncias onde vai constatar as infra-estruturas desportivas que o Executivo tem vindo a construir nos últimos anos.” Paulo Alexandre Madeira acredita que a Fiba-Mundo vai acabar por atribuir a Angola a realização de um Campeonato do Mundo, não só pelo crescimento da rede hoteleira mas, sobretudo, pelas infra-estruturas desportivas que o país dispõe nesta altura.
“Como sabe, a realização do Campeonato do Mundo de sub-17 ou sub-19 é um dossier que está a ser tratado e negociado, daí que vamos aproveitar a presença do secretário-geral da Fiba-Mundo para potenciar, vamos assim dizer, e fazermos a nossa operação de charme, levando a ilustre figura a visitar, se a sua agenda permitir, as províncias onde estão a ser erguidas infra-estruturas desportivas e não só.”O novo homem forte da FAB não tem dúvidas de que o país está em condições de albergar qualquer evento de dimensão mundial, dando como exemplo a realização este ano no país do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.
“Penso que nesta altura o país está em condições de acolher qualquer prova de dimensão mundial, fruto naturalmente dos investimentos que o Executivo tem feito não só no capítulo de infra-estruturas desportivas mas também no ramo hoteleiro. Angola vai acolher em Setembro um Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins e isso, por si só, revela que o país está apto para organizar qualquer evento desportivo.” Paulo Alexandre Madeira afirmou que preferia que a classe fosse em masculinos, mas, se eventualmente for atribuído a Angola o Campeonato do Mundo em femininos, estão prontos, devido aos investimentos que têm sido feitos nos últimos tempos.

RECONHECIMENTO
FAB aposta na experiência dos membros

A nova direcção da FAB tem aproveitado da melhor maneira a experiência de alguns dos seus membros, para que estes possam exercer alguma diplomacia junto do organismo que tutela a modalidade no mundo, de forma que ao país seja dada a oportunidade de acolher um Campeonato do Mundo da “bola ao cesto”. “Como sabe, nós mantivemos no nosso grupo algumas pessoas que até são membros FIBA, como os senhores Tony Sofrimento e Soares de Campos. O antigo presidente é uma das pessoas de quem também contamos colaboração, dado o conhecimento que tem sobre a Fiba-Mundo. É com estas pessoas que a federação tem trabalhado para que a realização do Campeonato do Mundo seja um facto.”
Paulo Alexandre Madeira reiterou a importância da realização do Campeonato do Mundo no país, porque no seu entender, traz outros ganhos ao país não só no capítulo desportivo mas também no capítulo do turismo. Paulo Alexandre Madeira, ao referir-se às províncias que podem albergar o magno evento, afirmou que vão apostar naquelas que possuem infra-estruturas desportivas. “Nós estamos a pensar em trabalhar numa primeira fase em cinco províncias. Neste caso seriam Huambo, Cabinda, Benguela, Huíla e Luanda, apesar desta última ter nesta altura problemas de infra-estruturas, mas acredito que até à realização do Campeonato do Mundo estes problemas estejam resolvidos”, disse. MC

NACINAIS DE SUB-18
Madeira enaltece nível competitivo

O nível competitivo patenteado pelas 17 equipas participantes nos recém-terminados campeonatos nacionais de sub-18, em ambas as classes, disputados no Cuito, deixou satisfeito o presidente de direcção da FAB. “Nós, federação, estamos satisfeitos não só pelo número de equipas, 17, sendo seis femininas e 11 masculinas, mas, sobretudo, pelo nível competitivo demonstrado pelas agremiações.”
Paulo Alexandre Madeira afirmou que a realização dos campeonatos nacionais de sub-18, em ambas as classes, veio desmistificar a corrente que defende que na província do Bié não existem equipas a praticar o basquetebol. “Algumas pessoas em determinado momento acusavam a província do Bié de não ter basquetebol e a realização dos nacionais veio prova o contrário, porque participaram equipas locais no evento.” Paulo Alexandre Madeira encorajou os dirigentes daquela parcela do território nacional a prosseguirem com o trabalho de massificação. 1º de Agosto, em ambas as classes, foi o vencedor dos campeonatos nacionais de sub-18.MC

NACINAIS DE SUB-25
Inscrições satisfaz direcção da FAB

O número de equipas que já confirmaram as respectivas presenças na primeira edição do Campeonato Nacional de sub-25, em masculinos, que em princípio devia arrancar hoje, na província de Benguela, deixa satisfeita a direcção da federação angolana da modalidade. Paulo Alexandre Madeira disse que o certame, que tinha início marcado para hoje, na cidade das Acácias Rubras, deve arrancar dentro das próximas 48 horas, devido a problemas técnicos. “As equipas continuam a confirmar as respectivas presenças e acreditamos que temos um campeonato nacional de sub-25 com um número considerável de equipas.” O novo presidente da FAB afirmou que esta prova vai permitir aos atletas que não tiveram oportunidade de desfilar nas equipas principais mostrarem o seu valor, que pode traduzir-se na reintegração na sua colectividade. MC