Africa Basquetebol

03 fevereiro 2013

ANGOLA : Campeãs defendem título


Pupilas de Aníbal Moreira têm pela frente a árdua missão de justificar o estatuto atingido

Fotografia: M. Machangongo
A cidade de Maputo, capital de Moçambique, acolhe em Setembro do corrente ano a 23ª edição do Campeonato Africano Sénior Feminino de Basquetebol “Afrobasket 2013”, onde Angola vai entrar para defender o título em busca da vaga para representar o continente no “mundial” da modalidade, agendado para 2014.
Esta é a terceira vez que aquele país lusófono organiza o torneio feminino, depois de ter sido palco da prova em 1986, que consagrou a República Democrática do Congo, e em 2003, que teve como vencedor a selecção da Nigéria.
Depois da confirmação da Federação Internacional de Basquetebol para África (FIBA África), no seu “site” oficial, em Dezembro último, as autoridades desportivas começaram em Janeiro deste ano a trabalhar para a criação de condições para albergar a prova. No tocante às infra-estruturas desportivas, Maputo possui pavilhões bem apetrechados, construídos para os X Jogos Africanos que decorreram em Setembro de 2011.
O arranque dos trabalhos de preparação da selecção angolana está previsto para Junho, depois do treinador Aníbal Moreira anunciar a lista das 18 pré-convocadas para a competição de Maputo, onde Angola terá a árdua missão de defender o título.
A Selecção Nacional conquistou o seu primeiro título continental de seniores em 2011, realizado em Bamako, capital do Mali.
A equipa nacional venceu, na final, a sua congénere do Senegal, por 62-54, que lhe garantiu presença nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. Em Maputo, Angola vai à procura da sua primeira participação num campeonato do Mundo.