Africa Basquetebol

09 fevereiro 2013

ANGOLA : Petrolíferos dominam militares no CODENM


Militares e petrolíferos aguardaram os períodos subsequentes para se exibirem ao melhor nível
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com algum nervosismo de parte a parte a dominar os dois primeiros quartos, militares e petrolíferos aguardaram os períodos subsequentes para se exibirem ao melhor nível, com vitoria a sorrir para a equipa do Petro de Luanda, que venceu por 82-81, em desafio que centralizou a ronda sete da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket. Com este triunfo, os petrolíferos da capital desfizeram-se da igualdade na tabela classificativa, ocupando agora o segundo posto, agora com 30 pontos, contra 31 da formação do Interclube, no primeiro lugar da fase regular do Naciona".
Apesar do equilíbrio que prevaleceu, sobretudo no quarto inicial, os forasteiros entraram melhor no desafio, tendo feito um parcial de 2-7, nos minutos iniciais da contenda. Na ponta final, a equipa do Rio Seco que continua ainda " órfão" de Armando Costa que jogou limitado, face a lesão no joelho esquerdo, saiu a vencer por escasso um ponto (21-20). Com o Abdel Gomes a explorar convenientemente o jogo interior, o Petro de Luanda conseguiu um parcial de 26-20, o que perfez 41-46, a favor da equipa visitante. Neste etapa de jogo, os actuais campeões africanos mostravam ineficácia, fundamentalmente, nos lançamentos livres.
O intervalo, acabou por fazer bem as duas equipas, que passaram a exibir um basquetebol a dimensão mundial. A equipa militar, que saiu a perder ao cabo dos primeiros 24 minutos, entrou melhor no desafio, tendo dominado as operações mas, a quatro minutos do fim, a formação forasteira conseguiu anular uma vantagem de cinco pontos da equipa militar (72-67). Reggie Moore com um lançamento de três pontos restabeleceu a igualdade (78-78) mas o internacional angolano, Carlos Morais tratou de desfazer a igualdade, com dois pontos e mais um adicional, que perfez 78-81, garantido desde modo o triunfo da equipa visitante que ainda marcou um ponto.
Cedric Ison ainda converteu um lançamento a longa distancia sobre o apito final. 81-82 foi o resultado final. Reggie Moore foi o cestinha da partida, com 25 pontos, contra 19 de Carlos Morais. Abdel Gomes foi o rei dos ressaltos, com sete (4-3). No campeonato, o Interclube continua na liderança, agora, com 31 pontos, seguido do Petro, com 30. O 1º de Agosto e o Libolo ocupam as posições imediatas, com 29 e 28 pontos, respectivamente. Ainda ontem, o Interclube derrotou o ASA, por 88-74, o Vila bateu o Cdaun, por 97-68, ao passo que o Progresso cilindrou os Amigos de Viana, por expressivos 105-60. M.C

Petro de Luanda e Libolo
desfilam hoje no Dream Space

Desfalcada do extremo-base Olímpio Cipriano, a formação do Recreativo do Libolo defronta hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, o Petro de Luanda, no último jogo da oitava jornada da segunda volta da fase regular do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Apesar estar a recuperar de forma satisfatória, da lesão no joelho esquerdo, o internacional angolano não deve fazer parte das opções do técnico Luís Magalhães para o embate desta noite. Recuperados do esforço empreendido na partida de ontem, frente à Universidade Lusíada, para a sétima jornada, a equipa campeã nacional em título vai procurar anular a magra vantagem de um ponto em relação aos segundos classificados (1º de Agosto e Petro), para tal, vê-se na obrigação de vergar esta noite os petrolíferos da capital.
Esta manhã, os campeões nacionais realizam uma sessão de treinos, que Luís Magalhães vai aproveitar para recuperar os atletas que estiveram em grande plano na partida de ontem com a Lusíada. Já a formação do Petro de Luanda, que ontem defrontou o 1º de Agosto no Pavilhão do CODENM, pode ressentir-se do esforço empreendido, factor a ser bem aproveitado pelos pupilos de Luís Magalhães. Na sessão de treinos desta manhã, Lazare Adingonou, técnico principal da equipa Eixo-Viário, vai poupar os atletas que foram mais utilizados, para que possam recuperar na totalidade, visando o embate desta noite, no município de Viana.
Com plantéis equiparados em termos de qualidades de jogadores, petrolíferos e libolenses devem, mais uma vez, proporcionar um excelente espectáculo aos amantes do basquetebol. Francisco Sousa, Tommie Eddie, Luís Costa, Mayzer Alexandre, Mutu Fonseca e Roberto Fortes, do Libolo, e Carlos Morais, Paulo Santana, Paulo Barros, Miguel Kiala e Divaldo Mbunga, do Petro, são os jogadores de quem se espera protagonismo na partida desta noite, a julgar pela qualidade dos mesmos. António Bernardo, Mbunga Pedro e Wilson Boaventura é o trio nomeado pelo Conselho Nacional de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol.

NO 28 DE FEVEREIRO
Interclube defronta o CDUAN

Depois de ter defrontado ontem o Atlético Sport Aviação (ASA), a equipa do Interclube recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão do 28 de Fevereiro, o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), em partida referente à oitava jornada da segunda volta da fase regular do Nacional de basquetebol. Com um plantel mais recheado de valores individuais, a equipa adstrita à Polícia Nacional, liderada pelo técnico Alberto de Carvalho “Ginguba”, vai procurar suplantar o seu opositor de mais logo, de modo a manter-se no topo da tabela classificativa do Campeonato.
A jogar no reduto do adversário, os universitários devem tentar contrariar ao máximo o favoritismo dos campeões provinciais em título, tarefa que se afigura difícil. A ronda oito do Nacional abre às 15h30 minutos, com a Universidade Lusíada a receber, no pavilhão do CODENM, o Progresso do Sambizanga, desafio em que os universitários são favoritos à conquista da vitória. Meia hora depois, o ASA recebe, no Dream Space, a modesta equipa do Clube Amigos de Viana, desafio em que, com maior ou menor dificuldade, os aviadores devem chamar a si a conquista dos dois pontos. A equipa militar, que ontem defrontou o Petro de Luanda, tem a visita do Futebol Clube Vila Clotilde, às 18h00. A segunda volta da fase regular do Campeonato Nacional termina a 15 do corrente, com a disputa da última jornada.
MC