Africa Basquetebol

07 fevereiro 2013

ANGOLA : Cipriano desfalca Libolo


Internacional angolano recupera de forma satisfatória
Fotografia: Jornal dos Desportos
Apesar de recuperar de forma satisfatória da lesão no joelho direito, o extremo-base internacional angolano Olímpio Cipriano vai continuar a desfalcar a formação do Recreativo do Libolo nas próximas jornadas do Campeonato Nacional de basquetebol. O preparador físico da equipa campeã nacional em título, Jaime Prado, disse ao Jornal dos Desportos que, apesar da reintegração do internacional angolano nos treinos da equipa, Cipriano ainda tem algumas limitações.

“Felizmente, o Olímpio de Cipriano já se juntou ao grupo de trabalho e tem treinado de forma regular, como é óbvio, com alguma limitação. Como sabe, o Olímpio Cipriano tem um problema no joelho direito e tem sido submetido a trabalhos específicos para recuperar o mais rápido possível”, disse. Considerado um dos melhores extremos da actualidade, Olímpio Cipriano já tem realizado algumas corridas, trabalho de musculação e assim como trabalhos com bola.
O preparador físico da equipa campeã nacional em título recusou-se a “vaticinar” a data do possível regresso às quadras do internacional angolano, que é uma das apostas do seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, para o Campeonato Africano das Nações, que este ano é disputado na Costa do Marfim. “O Olímpio Cipriano não vai poder jogar esta semana e provavelmente também na outra. É prematuro apontarmos a data em que ele estará em condições de regressar às quadras”, asseverou Jaime Prado.
A hipótese de o atleta seguir nos próximos dias para Lisboa, para uma reavaliação, está também descartada. “Havia essa possibilidade, mas já não será necessário o atleta viajar para Lisboa, onde seria reavaliado. Tudo porque a evolução tem sido boa”, garantiu. O poste Tommie Eddie, que se tem destacado nos últimos tempos, é outra preocupação do técnico Luís Magalhães. O atleta norte-americano tem se queixado de dores no estômago, mas constitui opção para o embate de amanhã, frente à Lusíada.

REACÇÃO
Madeira preocupado com lesão do extremo

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, mostrou-se preocupado com a lesão do internacional Olímpio Cipriano. O extremo-base está com problemas no joelho direito, facto que tem deixado preocupado o novo homem forte da direcção da FAB, apresentando a sua solidariedade. “Estamos preocupados com a lesão do Olímpio Cipriano e estamos disponíveis para ajudar o atleta naquilo que for necessário, porque precisamos ter o Cipriano a 100 por cento no Campeonato Africano das Nações”, disse.
O número um da FAB enalteceu a competitividade que se regista no Campeonato Nacional, que caminha para o final da segunda volta da fase regular. “Apesar de não estarmos ainda na fase crucial da prova, tenho gostado da competitividade entre as equipas, sobretudo entre o Libolo, Petro, 1º de Agosto e Interclube, equipas que têm patenteado boas exibições”. MC
BAI BASKET
D`Agosto e Petro preparam clássico

As formações do 1º de Agosto e do Petro de Luanda ensaiam as últimas estratégias para o clássico de amanhã, no Pavilhão do CODENM, em desafio referente a sétima jornada do Campeonato Nacional de basquetebol.As duas agremiações partilham a primeira posição, com 29 pontos, seguidas do Interclube e Libolo, com 28 cada. Esta manhã, os pupilos de Paulo Macedo, técnico da equipa militar, realizam mais uma sessão de treinos, para arquitectar as estratégias com vista a ofuscar as unidades do Petro de Luanda.
O base Armando Costa, que nos últimos tempos tem se debatido com problemas físicos, está quase recuperado e é opção para o jogo de amanhã, apurou o Jornal dos Desportos de fonte do clube. No Petro de Luanda, nada a assinalar em termos clínicos. Aguarda-se por uma partida equilibrada, a julgar pela qualidade dos dois plantéis. A ronda sete reserva ainda os seguintes encontros: Interclube-ASA, Amigos de Viana-Progresso, Cduan-Vila e Lusíada-Libolo. MC