Africa Basquetebol

14 agosto 2012

CABO VERDE : Zona II: Cabo Verde estreia com vitória fácil sobre Mauritânia

Zona II: Cabo Verde estreia com vitória fácil sobre Mauritânia

A selecção cabo-verdiana de basquetebol começou da melhor forma a sua participação no torneio da Zona II, que acontece na cidade da Praia, ao bater na noite deste domingo a sua congénere da Mauritânia por convincentes 99 – 57.

Numa partida com a selecção teoricamente mais acessível do torneio, a vitória de Cabo Verde nunca esteve em causa. Os comandados do nigeriano Alex Nwora entraram a pressionar e a marcar e já aos sete minutos venciam por 17 – 0. Só a partir daí a Mauritânia começou a beneficiar das faltas cometidas pelos nossos rapazes, mas nem na linha de lances livres era muito bem sucedida- ou falhava as duas oportunidades ou marcava um e desperdiçava outro. Mas lá ia conseguindo amealhar alguns pontos.
Mas o ataque continuava a brilhar e ao fim do primeiro período o placar marcava 25 – 05, um resultado que deixou o nosso treinador à vontade para rodar os jogadores, às vezes até demais para a estabilidade da equipa, criticavam os entendidos. Mas Cabo Verde não tirou o pé do acelerador e chegou ao intervalo a vencer por 52 – 21, para alegria dos adeptos, pouco ruidosos nessa noite. Aliás, o gimnodesportivo Vavá Duarte não encheu.
No terceiro período, Joel, Ivan, Rodrigo, Kevin, Anderson, Bryan, Pedro Silva e companhia dilataram o marcador para 76 – 34. Mas um dos mais aplaudidos foi Edy Walter, 20 anos, o jogador mais alto da selecção (2,20 metros), que parece ter conquistado a simpatia dos adeptos na primeira vez que joga pela selecção. No último período, o show de bola ao cesto continua, e o resultado final foi de 99 – 57. O público pediu a marca dos 100 pontos, mas o resultado estava feito, numa partida muito fácil em que Cabo Verde não precisou de acelerar muito.
No final da partida, Pedro Silva salientou que era muito importante começar a ganhar, porque r os jogos que vêm aí não serão tão fáceis. O seleccionador Alex Nwora afina pelo mesmo diapasão e diz que Cabo Verde poderá jogar melhor este segunda-feira contra o Senegal. Mas para isso, aponta a estratégia: ser inteligente e proteger a bola do adversário.
No outro jogo da tarde, o Senegal teve de suar muito para vencer o Mali por 68 – 54. Esta segunda-feira, além do Cabo Verde x Senegal (19h30), o Mali joga antes com a Mauritânia (17 horas).