Africa Basquetebol

13 agosto 2012

CABO VERDE : Cabo Verde estrea-se na Zona II com Afrobasket no horizonte

Cabo Verde estrea-se na Zona II com Afrobasket no horizonte

A selecção cabo-verdiana de basquetebol joga a partir das 19 horas deste domingo frente à Mauritânia na estreia do torneio da Zona II de apuramento para o Afrobasket. Duas horas antes, o Senegal mede forças com o Mali naquele que será o primeiro embate da prova. Entretanto, o calendário completo só será definido na reunião da Comissão Técnica que foi transferido para a manhã deste domingo.

Mas já há muitas certezas: os bilhetes para os dois jogos diários custam 200 escudos, sendo que as crianças até aos 12 anos entram de graça. Por sua vez, os atletas pagam apenas 150 escudos, mediante a apresentação do cartão de identificação. As portas do gimnodesportivo abrem-se às 16 horas e a organização pede pontualidade dos praienses para evitar congestionamento à entrada.
É que trinta minutos mais tarde arranca a cerimónia oficial, com o tradicional desfile das quatro selecções na quadra de jogo. Seguem-se várias actuações de grupos de dança e ginástica, numa cerimónia que se espera muito colorida e alegre.
Um dos pontos altos será a intervenção da ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, que deverá enaltecer a importância da prática do desporto para uma melhor educação e integração social. Mas também apelar a um torneio com muito desportivismo e fair-play entre países irmãos da Costa Ocidental Africana.
A bola rola sempre às 17 e às 19 horas. Há jogos ainda na segunda e terça-feira. As selecções descansam na quarta-feira, mas entram em quadra novamente na quinta, sexta-feira e sábado. O torneio da Zona II realiza-se no sistema de todos contra todos a duas voltas, sendo que os dois primeiros classificados apuram-se directamente para o Afrobasket’2013, na Costa do Marfim.
Se não encontrar bilhete ou se encontra fora do país ou nas outras ilhas, poderá acompanhar os jogos na Rádio e na Televisão de Cabo Verde e no portal Nha Terra Online (www.nhaterra.com.cv/portal/).