Africa Basquetebol

10 agosto 2012

CABO VERDE : Fernanda Marques deseja sorte à selecção de basquetebol 10 Agosto 2012

Fernanda Marques deseja sorte à selecção de basquetebol

A ministra da Educação e Desporto visitou na manhã desta quinta-feira a selecção nacional de basquetebol, que está a treinar no gimnodesportivo Vavá Duarte, preparando a sua participação no torneio da zona II. Além de constatar in loco as condições e intensidade dos treinos, Fernanda Marques foi levar uma mensagem de incentivo, sorte e confiança aos seleccionados de Alex Nwora.

“Temos todas as condições para fazer o melhor. Neste momento o mais importante é estarmos aqui para dar o melhor para o país. Por isso, desejo-vos boa sorte, mas também muito trabalho para conseguirem os vossos objectivos”, foi a mensagem deixada pela governante no centro do gimnodesportivo Vavá Duarte, palco onde Cabo Verde começa no próximo domingo a discutir a classificação no torneio da zona II com Mauritânia, Senegal e Mali.
O capitão Marito Correia falou em nome do grupo e disse que a visita da ministra é sinal de que todo o país está com a sua selecção, que mais uma vez joga em casa. E para corresponder às expectativas, o lançador do 1º de Agosto de Angola garante que a equipa vai “fazer tudo, dar 100%” para garantir o apuramento para o Afrobasket’2013.
O torneio da Zona II está orçado em 12 mil contos. Entretanto, o Governo só disponibilizou dois mil contos para a prova, deixando o remanescente para os “expedientes” da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol. Apesar de informar que já conta com quase sete mil contos e que até ao final da prova deverá conseguir o montante junto de parceiros e empresas, Kitana Cabral mostra-se agastado por, a poucos dias do arranque da prova, ainda estar a mendigar por aí.
“Não conseguimos dormir bem à noite e isso causa sempre mal-estar. Na hora de carregar o crucifixo poucos estão connosco, mas na celebração todos estão presentes. Fazemos isso com muita pena, mas com prazer”, é o recado que Kitana Cabral manda mais uma vez a quem de direito, sobre o pouco apoio ao desporto nacional, mesmo quando os atletas representam o país em altas competições. Fernanda Marques responde e diz que as questões de planificação ultrapassam o governo, que tem apoiado o desporto de acordo com o seu orçamento.