Africa Basquetebol

08 agosto 2012

ANGOLA : Pré-selecção finaliza estágio

Penso que conseguimos melhorar as nossas capacidades competitivas
A pré-selecção nacional de basquetebol masculino, na categoria de sub-18, finaliza esta semana o seu estágio pré-competitivo que realiza no Reino de Espanha tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano das Nações a disputar-se de 16 a 25 do mês em curso, em Maputo, capital moçambicana. Desde o dia 16 do mês transacto em terras espanholas, o cinco nacional que em Maputo vai à conquista do passe para o Campeonato do Mundo do Canadá, em 2013, realizou já seis jogos de controlo com equipas locais, tendo ganho dois e perdido os restantes. Em declarações ao Jornal dos Desportos o seleccionador nacional, Elvino Dias, mostrou-se satisfeito com o desempenho dos pré-seleccionados.
“De facto já efectuamos seis jogos de controlo com equipas locais, com destaque para a selecção espanhola de sub-20. Portanto, dois seis jogos que realizamos perdemos quatro e ganhamos dois. Como sabe, os resultados não estão em causa mas sim a avaliação do potencial dos nossos atletas. Penso que conseguimos melhorar as nossas capacidades competitivas”, disse o seleccionador nacional. Até a data de regresso, prevista para o próximo dia 13, a equipa técnica vai limar as últimas arestas tendo em vista a uma participação auspiciosa na competição, onde a grande meta é a qualificação para o Campeonato do Mundo do Canadá.

AFROBASKET
Sapalo trabalha com grupo completo


Já com o grupo completo, a pré-selecção nacional de basquetebol feminino em sub-18 que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações, prova a decorrer de 20 a 29 de Setembro em Dakar, Senegal, realiza hoje, no Pavilhão 28 de Fevereiro, mais uma sessão de treino. A atleta Maria Belochi Ilanga Fula chegou ontem a Luanda proveniente da província mais ao norte do país, Cabinda, ao passo que Rosa Maria Luísa Gala e Olga Vanessa Oliveira Santos da Cunha, das províncias da Huíla e Benguela, respectivamente, têm a chegada prevista para o dia de hoje.
Os trabalhos de preparação têm decorrido da melhor forma segundo fez saber o seleccionador nacional, Fernando Sapalo.

“Os trabalhos têm decorrido da melhor forma possível. Felizmente a atleta de Cabinda chegou hoje (ontem) ao passo que as outras duas, uma da Huíla e outra de Benguela devem chegar amanhã (hoje) a Luanda”, asseverou o técnico. De acordo com Fernando Sapalo, o grupo tem trabalhado as qualidades técnicas e tácticas com principal realce para os aspectos defensivos. A partir do dia 20 do mês em curso, o “cinco” nacional começa a realizar os jogos de controlo, por formas a dotar a equipa de maior rodagem competitiva. O seleccionador fez ainda saber que solicitou à direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) um estágio pré-competitivo nas terras de Camões (Portugal) mas, até ao momento ainda não recebeu qualquer resposta do órgão reitor da modalidade no país. MC
Africanos encerram participação
A selecção campeã de África, Tunísia, terminou em último lugar do seu grupo preliminar do torneio de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos, ao somar derrotas nos cinco jogos realizados, uma das quais diante da “repescada” Nigéria. Os nigerianos, que conseguiram uma das três vagas do torneio pré-olímpico disputado na Venezuela, em que Angola falhou a segunda possibilidade de estar em Londres, ocuparam a quinta posição, ainda assim fora dos apurados, mercê do triunfo sobre os tunisinos.

O grupo (A) apurou pela mesma ordem de classificação os EUA, França, Argentina e Lituânia. Na outra série, a “repescada” Rússia ficou em primeiro lugar, seguida do Brasil, remetendo a candidata Espanha para terceiro lugar e a Austrália fecha o grupo de apurados. Fica de fora a selecção anfitriã, cuja única vitória foi sobre a China da era pós Yao Ming. Os quartos-de-final estão marcados para hoje, com os emparceiramentos: Argentina-Brasil, EUA-Austrália, França-Espanha e Rússia-Lituânia

Final universitária entre as Ciências

As Faculdade de Ciência e a de Ciências Sociais defrontam-se no sábado no pavilhão do complexo turístico Dream Space, em Viana, na final do Campeonato universitário de basquetebol. Para atingir a final, a Faculdade de Ciências, da Universidade Agostinho Neto, derrotou no campo de São Domingos, o Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) por, 78 - 76. A Faculdade de Ciências Sociais, também da Universidade Agostinho Neto, venceu a Universidade Privada de Angola (UPRA), por 70-59). A Faculdade de Ciências é a detentora do título.