Africa Basquetebol

10 agosto 2012

ANGOLA : Seleccionador enaltece estágio

Elvino Dias está confiante na conquista do título africano
Fotografia: Jornal dos Desportos
O seleccionador nacional de basquetebol masculino em sub-18, Elvino Dias, considerou proveitoso o estágio pré-competitivo que o cinco nacional realizou em Espanha, de preparação do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, competição a disputar-se de 16 a 25 do mês em curso, em Maputo.
Durante cerca de um mês a pré-selecção nacional efectuou a preparação num dos melhores centros de treino de Madrid, tendo realizado sete jogos de controlo com equipas locais. No último teste, realizado terça-feira, os pupilos de Elvino Dias venceram a formação do Sanste de Espanha, por 75-71, num prélio onde o cinco nacional sentiu imensas dificuldades para chamar a si o triunfo, fundamentalmente no jogo interior.
A pré-selecção voltou a mostrar eficiência nos lançamentos exteriores, tendo sido decisivo para a vitória do combinado nacional, que em sete partidas efectuadas amealhou três triunfos, somando quatro desaires. Para o seleccionador nacional, que definiu como meta a qualificação para o Campeonato do Mundo da categoria, a decorrer em 2013, no Canadá, os jogos de controlo deram maior rodagem competitiva ao grupo que está disposto a chegar ao pódio no Afrobasket de Maputo.

“Penso que o nosso estágio foi bastante proveitoso na medida em que foram realizados sete jogos de controlo, o que permitiu à equipa técnica nacional avaliar o potencial de cada integrante da pré-selecção nacional. Acredito que os resultados alcançados não estão em causa mas, sim, a rodagem competitiva”, afirmou Elvino Dias. O seleccionador disse que o grupo está em condições de atacar o pódio já que o objectivo principal é a qualificação para o Campeonato do Mundo, a disputar-se no Canadá, em 2013.

“Penso que este grupo está preparado para lutar pelo título africano e consequentemente o apuramento ao Campeonato do Mundo. Temos consciência de que não será uma tarefa fácil mas tudo faremos no sentido de trazermos a Taça de Campeão Africano ao nosso país e oferecer o troféu ao nosso Presidente, Engenheiro José Eduardo dos Santos, que completa mais uma risonha primavera a 28 do mês em curso”, disse.

A comitiva angolana regressa ao país na próxima segunda-feira e no mesmo dia segue viagem para o palco do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket. No africano de Maputo, Angola vai competir ao lado das selecções do Egipto, actual campeão em título, Tunísia, Argélia, Costa do Marfim, Senegal, Mali, Congo Brazzaville, Congo Democrático, para além do país anfitrião.

AFROBASKET
Elvino Dias define grupo para Maputo


Elvino Dias, seleccionador nacional de basquetebol masculino em sub-18, definiu já os 12 atletas que vão representar o país no Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), competição a decorrer de 16 a 25 do mês em curso na capital moçambicana. A escolha dos 12 atletas aconteceu ontem à tarde após uma sessão de treino que visou essencialmente a recuperação do grupo que regressa na próxima segunda-feira. Eis os eleitos de Elvino Dias para a “operação” Maputo: Ivanádio Menezes, José Kipanga, Fernando Kambuando, Carlos Cabral, Joel Fernandes, Teotónio Dó, Joaquim Pedro, Joel Francisco, Leonildo Tchokhopa, Moussa Kaba, Valter Santos e N´Gombo Rogério.
O seleccionador nacional disse que os 12 atletas escolhidos para o Afrobasket de Maputo dão garantias de uma prestação com êxito. “Foi difícil escolher os 12 atletas que vão para Maputo. Os 15 jogadores durante a preparação entregaram-se a fundo mas, como no Afrobasket só podem ir 12, prescindimos de três. Aqui vai o meu encorajamento. Se não foram agora podem integrar selecções futuras”, finalizou o seleccionador nacional. Elvino Dias reitera o esforço do Executivo que tudo fez para proporcionar ao cinco nacional um excelente estágio pré-competitivo em Espanha. “Gostaria de mais uma vez reiterar os meus agradecimentos ao Executivo por nos ter proporcionado um bom estágio em Espanha, que vai culminar com a conquista do Afrobasket de 2012”, disse. MC

DESPORTO UNIVERSITÁRIO
Isced e F. Ciências decidem título hoje 


O Instituto Superior de Ciências de Educação (Isced) e a Faculdades de Ciências Sociais defrontam-se este domingo, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a partir das 11h00, para a decisão do título de campeão de basquetebol universitário referente à época desportiva 2012. A partida está ser aguardada com bastante expectativa pelos aficionados da modalidade, a julgar pela excelente campanha que as duas equipas realizaram ao longo da época. A formação do Isced eliminou nas meias-finais a Faculdade de Ciências, actual detentor do ceptro, por 76-68, partida disputada no campo de São Domingos, ao passo que a Faculdade de Ciências Sociais deixou pelo caminho a equipa da Universidade Privada de Angola (Upra), vencendo por 70-59.
Para as classificativas do terceiro e quarto lugares, a Universidade Privada de Angola (Upra) medirá forças com a Faculdade de Ciências, num prélio onde o actual detentor do título se apresenta como favorito. No voleibol feminino, a Universidade Independente de Angola defronta sábado, a partir das 16h00, na Igreja de São Domingos, a Universidade Jean Piaget, em partida de acerto de calendário. Sábado, no São Domingos, às 15h00, Lusíada vai medir forças no futebol onze com a Faculdade de Medicina, ao passo que a Iscisa terá pela frente a Universidade Independente de Angola. MC


NO MOXICO
Proposta de desenvolvimento  apresentada aos desportistas

A direcção provincial da Juventude e Desportos do Moxico apresentou ontem, no Luena, aos desportistas e membros da sociedade civil, a proposta sobre a política e a estratégia para o desenvolvimento do desporto em Angola, com o epicentro virado à criação de centros de treino para as distintas modalidades praticadas no país. O programa foi apresentado pelo chefe de Departamento dos Desportos, Zeferino Menezes, que considerou fundamental, dentro das políticas de desenvolvimento do desporto, haver entre outros meios de sustentação, os centros de treinamento, abrangente para cada disciplina.
O especialista sustenta a tese com o facto de os centros de treinos, sem descurar a formação a alto nível de especialistas, serem pontos de referência da sociedade desportiva, clube, núcleos desportivos que procuram fomentar a prática regular e dinâmica da massificação e treinamento desportivo, na respectiva área de jurisdição. O especialista acrescentou que os centros de treinos podem igualmente promover a participação da comunidade e todos os agentes desportivos, no processo de massificação e treinamento, incentivando as comissões de pais e encarregados de educação, equipas, clubes, núcleos e associações desportivas para que seja este o local de desenvolvimento e aperfeiçoamento desportivo da própria comunidade.
Zeferino Manezes disse que face à inexistência, sobretudo ao nível das províncias, de instituições viradas à formação de especialistas, os centros de treinos para as distintas modalidades também asseguram a formação contínua dos dirigentes desportivos, técnicos e treinadores, professores de educação física, monitores e activistas desportivos, com vista à promoção da saúde física e mental, da equidade de género, entre outras vantagens.Ginásio, quadra polidesportiva, campos de futebol relvados, serviços de saúde, circuito de manutenção, administração, snack bar e cyber café são áreas, entre outras, que deverão comportar os centros de treinos para um bom funcionamento.