Africa Basquetebol

14 agosto 2012

ANGOLA : Selecção está em Moçambique


Pupilos de Elvino Dias realizam treino de adaptação ao piso
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional masculina de basquetebol sub-18 realiza esta manhã o primeiro treino em Maputo, depois de ter deixado ontem Luanda, proveniente de Espanha, onde cumpriu um estágio pré-competitivo de cerca de um mês. Na capital moçambicana, a selecção participa, de 16 a 25 do mês em curso, no Campeonato Africano das Nações (Afrobasket).O combinado nacional, que desembarcou às primeiras horas da manhã de ontem no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, proveniente de Espanha, partiu à tarde para Maputo.

Com sete jogos de controlo realizados em terras espanholas com equipas locais, tendo vencido três partidas e perdido quatro, o seleccionador nacional, Elvino Dias, assegurou ao Jornal dos Desportos, antes da partida para a capital moçambicana, que o grupo está preparado para atacar o pódio e o consequente o apuramento ao Campeonato do Mundo da categoria, a decorrer em 2013, no Canadá. “Depois da excelente preparação que tivemos em Espanha, não se poderia esperar outra coisa se não uma brilhante participação no Afrobasket de Maputo, que passaria pela conquista do título africano”, asseverou o seleccionador nacional.
Apesar de reconhecer o potencial das demais selecções que vão disputar o Campeonato Africano das Nações de Maputo, casos do Egipto, actual campeão africano, Argélia, Tunísia, Senegal, Costa do Marfim, Moçambique, Nigéria, Congo Democrático e Congo Brazzaville, Elvino Dias afirmou que Angola está entre os potenciais candidatos à conquista do anel africano. “Nas últimas participações, Angola tem estado muito distante do pódio. Para este Afrobasket, que apura os dois primeiros classificados para o Campeonato do Mundo do Canadá, tudo faremos para arrebatar o troféu e oferecer ao Presidente da República, que comemora a passagem de mais um aniversário a 28 do mês em curso”, disse.
Esta manhã, o “cinco” nacional realiza a primeira sessão de treinos, para adaptação ao piso do pavilhão que vai acolher o Campeonato Africano. O sorteio da competição deve acontecer amanhã. Angola foi a primeira delegação estrangeira a pisar solo moçambicano. Eis os atletas que seguiram ontem para Maputo: Ivanádio Menezes, José Kipanda, Fernando Kambuando, Carlos Cabral, Joel Fernando, Teotónio Dó, Joel Francisco, Leonildo Tchokhopa, Moussa kaba, Sílvio Manuel, Valter dos Santos e N´Gombo Rogério.