Africa Basquetebol

06 junho 2012

ANGOLA : Senhoras já treinam na China

Comitiva angolana chegou nas primeiras horas da manhã de hoje.
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol sénior feminina que projecta a sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres está desde as primeiras horas da manhã de hoje na China, depois de ter pernoitado ontem, no Dubai, onde fez escala, antes de chegar ao país mais populoso do mundo. As comandadas de Aníbal Moreira, seleccionador nacional, realizam esta tarde a primeira sessão de treinos em solo chinês, na rota para os Jogos Olímpicos de Londres, competição que arranca a 27 de Julho próximo, com o termo aprazado para o dia 12 de Agosto.

Depois de ter iniciado a sua preparação em Luanda, com a realização de jogos de controlo, a Selecção Nacional, que vai marcar a sua estreia na maior cimeira desportiva do globo, começa a partir de hoje a arquitectar a etapa derradeira do seu estágio pré-competitivo.
Na República Popular da China, a Selecção Nacional, campeã africana em título, ceptro arrebatado no Campeonato Africano das Nações da categoria, disputado em 2011, em Bamako, Mali, vai disputar dois importantes torneios, onde se destaca a Taça Diamante.

Em declarações à comunicação social, momentos antes de deixar a capital do país, o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, afirmou que vai aproveitar as duas competições para dotar a equipa de maior rodagem competitiva, dado o nível de exigência dos Jogos Olímpicos. “Nós vamos aproveitar os dois torneios para dotar a equipa de maior rodagem competitiva. Nós vamos fazer a nossa estreia nos Jogos Olímpicos mas queremos honrar primeiro o basquetebol angolano em particular e africano no geral”, assegurou o comandante da Selecção Nacional.

Clinicamente, o grupo respira saúde, facto que deixa satisfeita a equipa técnica, que deve excluir duas atletas até à primeira quinzena do mês de Julho. Angola figura no Grupo A dos Jogos Olímpicos de Londres, juntamente com as selecções dos Estados Unidos, actual campeã olímpica em título, República Popular da China, ao passo que outras três selecções saem do Torneio Pré-olímpico da Turquia.Na China trabalham as seguintes atletas: Catarina Camufal, Luiza Adão, Astride Vicente, Sónia Guadalupe, Luísa Macuto, Nadir Manuel, N´guendula Filipe, Finesa Eusébio, Felizarda Jorge, Nacissela Maurício, Ângela Cardoso, Madalena Félix, Ana Gonçalves e Flora Mazangueno.

Pré-olímpico
Paulo pode constar dos escolhidos


Depois de ter falhado o Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, prova disputada em Antananarivo, Madagáscar, por lesão, o extremo do Petro de Luanda, Paulo Barros, pode constar da lista dos doze que vão representar o país no Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, competição a decorrer de 2 a 8 de Julho próximo, segundo apurou o Jornal dos Desportos. Com a ausência do experiente Carlos Almeida, base extremo, atleta que foi afastado da pré-selecção por lesão, aumentou a oportunidade do jovem jogador forjado no Promade Misto de Cabinda, que na altura era orientado pelo técnico José Carlos Guimarães.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Paulo Barros, atleta que se destacou na última temporada ao serviço do Petro de Luanda, mostrou o desejo de figurar entre os 12 eleitos para Caracas. “Estou a trabalhar arduamente para constar dos 12 que vão seguir viagem para Caracas. Estou consciente das dificuldades porque todos os atletas estão a trabalhar para o mesmo objectivo. Por isso, vou dar o melhor de mim para ficar entre os 12”, disse o jovem atleta antes de deixar a capital do país.

A pré-selecção nacional, que se encontra desde segunda-feira na Espanha, vai efectuar dois amistosos com as selecções das Astúrias e País Basco. No dia 18 do mês em curso, a pré-selecção nacional ruma para a cidade de São Paulo, Brasil, onde vai realizar um jogo de controlo com uma equipa profissional daquele país. MC