Africa Basquetebol

03 junho 2012

ANGOLA : Selecção parte para Espanha

Combinado nacional prepara a participação no torneio pré-olímpico
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol deixa, às primeiras horas de hoje, a capital do país com destino a Lisboa, em trânsito para Espanha, onde vai efectuar um estágio de 15 dias de preparação para a disputa do torneio pré-olímpico, de 2 a 8 de Julho em Caracas, Venezuela.

O combinado nacional, que ficou reduzido a 16 atletas, em virtude do afastamento do extremo-base Carlos Almeida, por lesão, aproveitou a manhã de ontem para uma sessão de banho e massagem, depois de duas semanas de intenso trabalho, em que o técnico José Carlos Guimarães procurou explorar ao limite as potencialidades da equipa, entre as quais sobressaem os lançamentos de longa distância.

Depois de lhes ter sido retirada carga com sessões leves, nos três últimos treinos em Luanda, os pupilos de José Carlos Guimarães apresentaram-se na sessão de ontem motivados, o que permite ao técnico augurar por melhorias nos índices técnicos, tácticos e sincronização durante os jogos de controlo, agendados em Espanha, no âmbito da preparação para o pré-olímpico.

Apesar de reconhecer que Carlos Almeida podia exercer alguma influência na equipa, pela vasta experiência em competições internacionais, José Carlos Guimarães vai procurar suprir a ausência com outras importantes unidades e moldar a equipa para que consiga ultrapassar os adversários, que também almejam a presença na maior cimeira do desporto mundial, os Jogos Olímpicos, a decorrerem de 27 de Julho a 12 de Agosto, na capital inglesa.

O Jornal dos Desportos apurou que o grupo está bem do ponto de vista moral, depois da inclusão de Valdelício Joaquim e Yanik Moreira, atletas que actuam na Liga Universitária norte-americana, razão pela qual José Carlos Guimarães e adjuntos vaticinam uma boa campanha rumo à sexta presença de Angola nos Jogos Olímpicos. Em Espanha, o combinado nacional vai realizar jogos amistosos frente às selecções da Áustria e País Basco, devendo depois seguir para o Brasil, onde efectua um jogo contra uma equipa profissional. A preparação culmina com a disputa de um torneio internacional, a decorrer de 27 a 28 do presente, no qual participam as selecções da República Dominicana, Jordânia e o país anfitrião.

Carlos Hendrick
Presidente do 1º de Agosto quer trabalho para o futuro


O presidente de direcção do 1º de Agosto, Carlos Hendrick, disse na quinta-feira, em Luanda, que a nova equipa técnica do plantel sénior masculino, liderada por Paulo Macedo, vai fazer um trabalho a pensar no futuro. Ao falar na conferência de imprensa de apresentação do treinador, o líder “militar” garantiu que estão criadas todas as condições, do ponto de vista técnico e logístico, para que possa recuperar o prestígio perdido na última temporada.
“Alguns atletas já estão em fim de carreira, como o Lutonda e o Carlos Almeida, que são quadros na nossa equipa e directa ou indirectamente vão estar ligados à equipa técnica e à direcção”, realçou. O dirigente desportivo disse que a indicação do treinador não suscitou qualquer dúvida, visto que Paulo Macedo é um quadro da casa e, de certa forma, vai fazer um bom trabalho a curto prazo. “É um jovem muito ambicioso e capaz. Já nos mostrou isso, só temos de o apoiar e criar todas as condições para a equipa”, frisou.