Africa Basquetebol

01 junho 2012

ANGOLA : Pré-selecção acerta pormenores


Amanhã a pré-selecção nacional realiza o último treino em solo pátrio
Fotografia: Jornal dos Desportos
A três dias do embarque para a Espanha, palco do primeiro estágio pré-competitivo, a pré-selecção nacional de basquetebol de seniores masculinos acerta os últimos detalhes, tendo em vista a participação no Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, a decorrer de 2 a 8 de Julho, competição que apura os últimos representantes aos Jogos Olímpicos de Londres. As duas sessões de treino de hoje, uma de manhã e outra à tarde, no pavilhão 28 de Fevereiro, são marcadas com a presença do internacional angolano Valdelício Joaquim, que milita nos Estados Unidos e que chegou ontem a Luanda.

Dos 17 pré-seleccionados para a “operação” Caracas, 16 estão já à disposição da equipa técnica, liderada por José Carlos Guimarães, antigo internacional angolano. Yanick Moreira, outro atleta que actua na Liga Universitária dos Estados Unidos, deve integrar o grupo de trabalhos a qualquer momento, de acordo com o chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento. “Felizmente, o grupo está praticamente completo com a chegada de Valdelício Joaquim. Yanick Moreira deve chegar a qualquer instante ao país e juntar-se ao grupo, que segue viagem segunda-feira para Espanha, onde cumpre a primeira etapa do estágio pré-competitivo”, assegurou o executivo da FAB.

Ontem à tarde, a defesa cinco contra cinco e quatro contra quatro dominou a sessão única de treino. As transições rápidas defesa-ataque continuam a merecer atenção especial da dupla técnica, constituída por José Carlos Guimarães e Emanuel Trovoada, que tenta debelar as insuficiências do cinco nacional, que almeja alcançar o passe para os Jogos Olímpicos de Londres, que a acontecer é a sexta presença consecutiva da Selecção Nacional neste evento.
Hoje, a pré-selecção nacional realiza mais uma sessão de treino, virada essencialmente para os aspectos defensivos, uma das potencialidades do combinado nacional. Os lançamentos exteriores têm sido trabalhados pela dupla técnica.
Carlos Morais, Armando Costa, Jorge Taty, Roberto Fortes, Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes “Kikas” têm sido os atletas que fazem trabalhos específicos de lançamentos a longa distância. Amanhã, acontece o último treino em solo pátio, antes do embarque para Espanha. Em terras espanholas, o cinco nacional efectua dois jogos amistosos com as selecções das Astúrias e País Basco. O grupo segue depois para São Paulo, Brasil, onde tem uma partida de controlo com uma equipa profissional. Na Venezuela, a Selecção Nacional participa num torneio internacional com as selecções da República Dominicana, Jordânia e Venezuela, de 27 a 29 de Junho.

Jogos Olímpicos
Senhoras perdem com 1º de Agosto


No âmbito da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, onde se estreia, a Selecção Nacional de basquetebol em seniores femininos perdeu ontem, no Pavilhão do Codenm, com a equipa de juniores masculinos do 1º de Agosto, por 64-90. Apesar da derrota, o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, destacou a melhoria do cinco nacional nos mais diversos sectores, fundamentalmente nos aspectos defensivos. “Não estão em causa os resultados que temos feito nos jogos de controlo. Queremos formar um grupo coeso, que seja capaz de representar condignamente o basquetebol angolano, em particular, e africano em geral.”
O combinado nacional segue na segunda-feira para a República Popular da China, onde cumpre um estágio pré-competitivo de cerca de um mês, antes de rumar para Londres. Aníbal Moreira definiu já as 14 jogadoras que estagiam na China, na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto. Angelina Ngolome e Merciana Francisco foram dispensadas e Artemis Afonso, a actuar em Portugal, já não se junta ao grupo. Eis as eleitas: Catarina Camufal, Luzia Adão, Astrida Vicente, Sónia Guadalupe, Luísa Macuto, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe, Fineza Eusébio, Felizarda Jorge, Nacissela Maurício, Ângela Cardoso, Madalena Félix, Ana Gonçalves e Flora Muzangueno.

Desporto Universitário
Prova faz disputar amanhã segunda jornada


O campeonato universitário de basquetebol entra amanhã, no campo de São Domingos, na segunda jornada, onde o destaque recai para o confronto entre a Universidade Lusíada e a Universidade Independente de Angola, às 19h00. Depois de ter vencido a Faculdade de Medicina, por expressivos 104-16, na ronda inaugural da competição, a Universidade Lusíada apresenta-se como favorita. A Faculdade de Medicina vai procurar alcançar a sua primeira vitória na competição, uma tarefa que se afigura bastante difícil, a julgar pelo potencial da Universidade Lusíada. A ronda dois abre com a partida Faculdade de Ciências-Piaget, às 14h00, e às 16h00, a Faculdade de Direito defronta a Faculdade de Ciências Sociais. Às 17h00, o Isced mede forças com a Universidade Privada de Angola (Upra). O equilíbrio marca a partida. A primeira jornada ficou marcada por faltas de comparência.