Africa Basquetebol

04 junho 2012

ANGOLA : Selecção de basquetebol inicia trabalho em Espanha

Angola procura o passe para os Jogos Olímpicos de Londres.
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol deixou ontem a capital do país com destino a Espanha, onde, a partir de hoje, efectua a segunda fase da preparação para o torneio Pré-olímpico, que a capital da Venezuela, Caracas, vai acolher de 2 a 8 de Julho próximo. Em declarações à Rádio Cinco, momentos antes do embarque, o técnico principal, José Carlos Guimarães, disse que a primeira fase da preparação, em solo pátrio, foi cumprida na íntegra, com as condições necessárias para potenciar a equipa que procura a sexta participação consecutiva nos Jogos Olímpicos.

José Carlos Guimarães elogiou a postura da Federação em gizar um programa bem delineado, o que evitou a queima de etapas e salientou que os bons indícios do conjunto levam a crer que a equipa vai atingir o seu apogeu durante a preparação no exterior do país, onde estão agendados vários jogos de controlo e a participação num torneio internacional. O extremo poste, Olímpio Cipriano, junta-se amanhã ao grupo que fez escala na capital portuguesa e pernoitou em Madrid, de onde segue hoje para a cidade espanhola de Leon, localidade onde inicia amanhã a preparação do torneio pré-olímpico.

“Fizemos um bom trabalho e cumprimos o programa da primeira etapa. Não queimámos etapas e a equipa está a responder de maneira muito satisfatória. Tudo faremos para que a fase seguinte decorra sem sobressaltos. Estamos confiantes em alcançar bons resultados”, disse José Carlos Guimarães. Seguiram viagem: Carlos Morais, Armando Costa, Roberto Fortes, Joaquim Gomes “Kikas”, Leonel Paulo, Eduardo Mingas, Milton Barros, Hermenegildo Mbunga, Felizardo Ambrósio, Paulo Barros, Valdelício Joaquim, Jorge Tati, Edson Ndoneima, Yanik Moreira e Paulo Barros. Angola procura no torneio pré-olímpico de Caracas o passe para os Jogos Olímpicos de Londres, por ter falhado o apuramento directo para o Campeonato Africano das Nações.

Femininos
Desempenho da pré-selecção agrada ao técnico Aníbal Moreira

O técnico principal da Selecção Nacional feminina de Basquetebol, Aníbal Moreira, está optimista numa boa prestação da sua equipa nos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto. Em declarações à Rádio Cinco, Aníbal Moreira disse que a apreciação que tem feito sobre as 14 atletas pré-seleccionadas lhe transmite confiança em formar uma equipa com potencialidades para representar condignamente o país e o continente na maior cimeira do desporto internacional.

Em vésperas da partida para a República Popular da China, onde o seleccionado Nacional vai realizar o seu estágio pré-competitivo, as campeãs africanas trabalham os aspectos técnicos e tácticos, numa altura em que já se encontram na sua melhor forma física.
Por isso, Aníbal Moreira alimenta a crença de que “o estágio vem para galvanizar as atletas”, com a realização de vários jogos de controlo.

Catarina Camufal, Luzia Adão, Astrida Vicente, Sónia Guadalup, Luísa Macuto, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe, Fineza Eusébio, Felizarda Jorge, Nacissela Maurício, Angela Cardoso, Madalena Félix, Ana Gonçalves e Flora Muzango são as 14 atletas com as quais o técnico Aníbal Moreira e adjuntos vão trabalhar cerca de um mês na China, antes de rumarem para a capital inglesa. “O trabalho tem sido positivo porque as atletas demonstram força de vontade para ficar na equipa que vai aos Jogos Olímpicos. Realizámos vários jogos de controlo, ao longo dos quais a equipa foi evoluindo gradualmente”, disse o técnico. HJ

Projectos
Associação do Luena aposta na formação
O presidente da Associação Provincial de Basquetebol no Moxico (APB/MX), Félix de Jesus Caála, reiterou recentemente, no Luena, a pretensão de formar treinadores, árbitros e dirigentes desportivos para desenvolver a modalidade na província, começando nas escolas. Ao falar à imprensa após a cerimónia de tomada de posse da direcção que vai dirigir nos próximos quatro anos (2012/2016), anunciou que a partir desta semana começa a criação de núcleos de basquetebol nas escolas com os respectivos coordenadores.

O processo de formação de técnicos afigura-se como o mais urgente na sua efectivação, uma vez que, por via dela, vai ser possível realizar campeonatos escolares, torneios regionais, prospecção de talentos, entre outros, explicou o antigo praticante amador. Reconheceu existir um grande défice de especialistas na área da arbitragem, cronometristas, treinadores e dirigentes em gestão desportiva para se ter uma associação coesa, responsável e cumpridora dos seus próprios desafios. O ponto de partida do desenvolvimento do basquetebol no Moxico é a formação do pessoal técnico, enquanto a chegada vai ser a inscrição na federação, na associação e a criação de equipas.

Quanto aos praticantes, disse existir muito “diamante por lapidar”, daí que as políticas de prospecção de talentos devam ser consentâneas, objectivas e coerentes. Para isso, é chamada a sociedade civil para intervir no apoio financeiro, material e moral. O acto de tomada de posse do novo corpo directivo foi testemunhado pelo chefe do departamento dos Desportos, Zeferino Menezes, e pelo presidente da mesa da assembleia-geral, Felino Job. Durante o ciclo olímpico 2012/2016, Félix de Jesus Caála vai ser coadjuvado por Rotano António Chinguli (vice-presidente), Issau Benjamim (secretário-geral) e Piedoso Txicuambi (secretário permanente).