Africa Basquetebol

05 junho 2012

ANGOLA : Cipriano viaja apenas hoje

Atleta é uma das esperanças de José Carlos Guimarães para o Torneio de Caracas
Fotografia: Jornal dos Desportos
O internacional angolano Olímpio Cipriano segue viagem hoje para Lisboa, em trânsito para Espanha, a fim de se juntar à pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, que projecta a sua participação no Torneio Pré-olímpico de Caracas, a disputar-se de 2 a 8 de Julho, competição selectiva aos Jogos Olímpicos de Londres.O MVP (Jogador Mais Valioso) da 34ª edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, vulgo BAI Basket, não seguiu viagem com o grupo domingo último, para as terras espanholas, devido à intervenção cirúrgica que a sua esposa sofreu na última semana.

A equipa técnica nacional, liderada por José Carlos Guimarães, decidiu dispensar o atleta para acompanhar o nascimento do seu primogénito.Campeão nacional pelo Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, Olímpio Cipriano constituí umas das apostas do técnico José Carlos Guimarães para a “operação” Caracas, onde a meta passa pela conquista do passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Londres, competição que arranca a 27 de Julho, com o termo previsto para o dia 12 de Agosto.

Sem o extremo base Carlos Almeida, atleta que ficou de fora dos pré-seleccionados devido a lesão na região lombar, segundo disse o médico da Selecção Nacional, Agostinho Matamba, José Carlos Guimarães viu fragilizada a posição de extremo.Em Espanha, o combinado nacional vai efectuar duas partidas de controlo diante das selecções das Astúrias e País Basco. O grupo deixa Espanha no dia 18 do mês em curso, e ruma para o Brasil, cidade de São Paulo, onde vai realizar um amistoso com uma equipa profissional.

A estreia do cinco nacional no Torneio Pré-olímpico, em Caracas, acontece no dia 2 de Julho diante da Macedónia, e dois dias depois defronta a Nova Zelândia, na última jornada da primeira fase desta prova qualificativa para os Jogos Olímpicos de Londres’2012. Antes, a Selecção Nacional vai disputar o Torneio das Nações, juntamente com as similares da Jordânia, República Dominicana e a Nova Zelândia.
Angola vai em busca do passe para os Jogos Olímpicos de Londres que, a acontecer, vai ser a sexta presença consecutiva, depois de Barcelona/1992, Atlanta/1996, Sidney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008.Para Espanha seguiram viagem os seguintes atletas: Armando Costa, Joaquim Gomes “Kikas”, Leonel Paulo, Carlos Morais, Roberto Fortes, Paulo Santana, Hermenegildo M’bunga, Paulo Barros, Milton Barros, Jorge Taty, Edson N’doniema, Felizardo Ambrósio e Eduardo Mingas.

Jogos Olímpicos
Senhoras partem hoje para China


A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores femininos viaja esta manhã para Dubai, em trânsito para a China, onde vai dar sequência à sua preparação, tendo em vista a sua participação na maior cimeira desportiva do mundo (Jogos Olímpicos de Londres).A Selecção Nacional vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres ao lado da maior potência do basquetebol, os Estados Unidos, actual campeão olímpico. Apesar de estarem enquadradas num grupo considerado difícil, as pupilas de Aníbal Moreira, seleccionador nacional, estão esperançosas numa prestação com êxito, naquela que será a estreia do combinado nacional, depois de ter vencido pela primeira vez o Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, vulgo Afrobasket, competição disputada em 2011, em Bamako, Mali.
No país mais populoso país do mundo, a pré-selecção nacional vai realizar alguns jogos de controlo, para além da sua participação na Taça Diamante, onde o seleccionador nacional vai procurar acertar os últimos detalhes, antes de rumar para o palco da competição.Para a China seguem viagem as seguintes atletas: Catarina Camufal, Luiza Adão, Astride Vicente, Sónia Guadalupe, Luísa Macuto, Nadir Manuel, N´guendula Filipe, Finesa Eusébio, Felizarda Jorge, Nacissela Maurício, Ângela Cardoso, Madalena Félix, Ana Gonçalves e Flora Mazangueno.

Desporto Universitário

Ciências e Upra dominam séries

A Faculdade de Ciências e a Universidade Privada de Angola (Upra) estão a dominar o campeonato universitário de basquetebol, após a disputa da terceira jornada das séries A e B, respectivamente.Na série A, a Faculdade de Ciências mantém a invencibilidade na prova. Em três jogos disputados a Faculdade de Ciências somou igual número de vitórias e ocupa a primeira posição, com seis pontos. Em três partidas a equipa marcou 157 pontos e sofreu 118.

A Universidade Jean Piaget, com três pontos, fruto de uma vitória e uma derrota, ocupa o segundo lugar, e tem menos uma partida. A formação do Piaget marcou 79 pontos e sofreu 86.Na terceira posição está a Faculdade de Direito, com quatro pontos, fruto de uma vitória e duas derrotas. Em três partidas a Faculdade de Direito anotou 143 pontos e sofreu 155.Na séria B, a Upra lidera o seu grupo, com quatro pontos, fruto de duas vitórias. A Universidade Lusíada ocupa o segundo lugar, com dois pontos. A Lusíada marcou 104 pontos e sofreu apenas 16.