Africa Basquetebol

02 junho 2012

ANGOLA : Pré-Selecção antecipa viagem para o estágio

Pupilos de José Carlos Guimarães realizam hoje o último treino em Angola
Fotografia: Jornal dos Desportos
Ao contrário do que foi anunciado pelo chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, a pré-selecção nacional já não embarca na segunda-feira, mais amanhã, via Lisboa, em transito para Espanha, palco da primeira etapa do estágio pré-competitivo, com vista à participação no Torneio de Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, a decorrer de 2 a 8 de Julho. O combinado nacional deixa a cidade de Luanda às primeiras horas de amanhã e deve chegar a Madrid na madrugada de segunda-feira, disse o novo seleccionador nacional, José Carlos Guimarães.
“Temos tudo preparado para embarcarmos no domingo [amanhã] para Lisboa e posteriormente seguimos para Espanha, onde fazemos um estágio pré competitivo de aproximadamente 15 dias”, afirmou. O cinco nacional, que procura a sexta presença consecutiva nos Jogos Olímpicos, depois de Barcelona/1992, Atlanta/1996, Sidney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008, disputa em Espanha dois jogos de controlo, um com as selecção das Astúrias e outro, com a do País Basco. A pré selecção nacional deixa Espanha, no dia 18,com destino à cidade de São Paulo, onde tem agendado um amistoso com uma equipa profissional brasileira.

Os pupilos de José Carlos Guimarães partem depois para a Venezuela, onde entre os dias 27 e 29 participam num torneio internacional, com as selecções da Jordânia, República Dominica e do país anfitrião. O último treino em Angola, antes de partir para Espanha, realiza-se hoje de manhã. Ontem, houve apenas uma sessão de treino, no Pavilhão 28 de Fevereiro, que serviu para retirar as cargas a que foram submetidos durante a semana, afirmou José Carlos Guimarães.

“Decidimos fazer nestes últimos dias apenas uma sessão de treino para retirar as cargas a que os atletas foram submetidos durante a semana de preparação em que foram trabalhados os aspectos defensivos e ofensivos”, referiu o novo seleccionador nacional, que tem a missão de qualificar a Selecção Nacional para os Jogos Olímpicos de Londres. A estreia de Angola no Torneio Pré-olímpico, em Caracas, é no dia 2 de Julho diante da Macedónia. Dois dias depois defronta a Nova Zelândia, na última jornada da primeira fase. Uma vitória coloca o cinco nacional na outra etapa da competição.

Filtragem
Zé Carlos Guimarães define grupo

O seleccionador nacional define hoje, ao fim da manhã, o grupo de atletas que parte amanhã para Espanha depois da última sessão de treino em Luanda. Impossibilitado, por dificuldades financeiras do órgão reitor da modalidade em Angola, de levar consigo os 17 pré seleccionados para a “operação Caracas”, prova selectiva para os Jogos Olímpicos de Londres, que se disputa de 27 de Julho a 12 de Agosto, José Carlos Guimarães vê-se na obrigação de prescindir de um ou de dois atletas nesta etapa de preparação.

Os preteridos podem ser o extremo base do Recreativo do Libolo, Edson N`doniema, e o extremo base do 1º de Agosto, Carlos Almeida, capitão do cinco nacional. Rumores sobre dificuldades colocadas pela direcção do 1º de Agosto para a integração de Carlos Almeida, a contas com uma lesão na coluna vertebral, na Selecção Nacional foram desmentidos pelo vice-presidente para o basquetebol da agremiação militar, José Moniz.

“A informação não corresponde à verdade. De facto, o atleta tem um problema na coluna e a direcção do clube estava a preparar o atleta para ser submetido a uma série de exames fora do país porque não contávamos que fosse chamado à pré Selecção Nacional, mas foi e não nos opusemos a isso porque a Nação está acima de qualquer interesse”, salientou. Carlos Almeida foi observado pelo médico da Selecção Nacional, Agostinho Matamba, e os exames não detectaram qualquer anomalia, disse o seleccionador nacional. MC

Próxima época
Paulo Macedo aposta na conquista de títulos

O novo treinador da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, Paulo Macedo, aposta no rejuvenescimento sem perder de vista a luta pela conquista de títulos, disse o próprio, em conferência de imprensa, Paulo Macedo que assinou por duas temporadas. O presidente de direcção do clube militar, Carlos Hendrick, salientou, na conferência de imprensa, as qualidades de Paulo Macedo, que assinou por dois anos e na temporada passada foi um dos adjuntos Mário Palma. “Com a formação que o técnico tem estamos certos que há-de levar o barco a bom porto. Queremos renovar a nossa equipa, mas temos de continuar na senda das conquistas porque vamos dar todas as condições de trabalho ao treinador”, disse.

Paulo Macedo afirmou que o convite o apanhara de surpresa, mas que fazia parte dos seus sonhos treinar a equipa principal do clube militar. “Estou bastante honrado com o convite e vou dar o melhor de mim para não defraudar a confiança da direcção. Na próxima época estamos envolvidos no Campeonato Nacional, Taça de Angola, Supertaça Wlademiro Romero, Taça dos Clubes Campeões Africanos e a Supertaça Compal e queremos ganhar todas estas provas”. Paulo Macedo, técnico de nível três, é coadjuvado por Walter Costa e por um preparador físico ainda não contratado. MC

Dívidas
Atletas analisam prémios com Albino da Conceição
Depois de ter treinado durante duas horas e meia com a pré-selecção nacional, na última quinta-feira, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o vice ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, foi sujeito a uma série de perguntas por parte dos atletas, que exigiam o pagamento do prémio do Afrobasket de Antananarivo como condição para viajarem amanhã para Espanha.

Durante cerca de 30 minutos, na presença da equipa técnica e do presidente da Federação Angolana de basquetebol, Gustavo Vaz da Conceição, o vice-ministro assegurou aos pré-seleccionados que o Executivo, por intermédio do Ministério da Juventude e Desportos, vai pagar os prémios referentes ao segundo lugar do Campeonato Africano das Nações, disputado em 2011, na capital do Madagáscar. Cada atleta recebe o equivalente a seis mil dólares pelo segundo lugar alcançado em Madagáscar. O valor do prémio de apuramento da Selecção Nacional para os Jogos Olímpicos de Londres também foi falado no encontro. MC