Africa Basquetebol

02 junho 2012

ANGOLA : Presidente reitera formação de técnico e de massificação

Luena – O presidente da Associação Provincial de Basquetebol no Moxico (APB/MX), Félix de Jesus Caála, reiterou quinta-feira, no Luena, a pretensão de formar treinadores, árbitros e dirigentes desportivos para desenvolver a modalidade na província, iniciando nas escolas.
Falando à imprensa após a cerimónia de empossamento da direcção que vai dirigir nos próximos quatro anos (2012/2016), anunciou que a partir da próxima semana começa a criação de núcleos de basquetebol nas escolas e os respectivos coordenadores.
O processo de formação de técnicos afigura-se como o mais urgente na sua efectivação, uma vez que, por via dela, será possível realizar campeonatos escolares, torneios regionais, prospecção de talentos, entre outros, explicou o antigo praticante amador.
Reconheceu existir um grande défice de especialistas na área da arbitragem, cronometristas, treinadores e dirigentes em gestão desportiva para se ter uma associação coesa, responsável e umpridora dos seus próprios desafios.
O ponto de partida do desenvolvimento do basquetebol no Moxico é a formação do pessoal técnico, enquanto a chegada será a federalização, tanto da associação como das equipas a serem criadas, perspectivou.
Quanto aos praticantes disse existir muito “diamante por se lapidar”, daí que as políticas de prospecção de talentos devem ser consentâneas, objectivas e coerentes onde será chamada a sociedade civil para intervir no apoio quer financeiro, quer material e moral.
O acto de empossamento do novo corpo directivo foi testemunhado pelo chefe do departamento dos Desportos, Zeferino Menezes, e pelo presidente da mesa da assembleia-geral, Felino Job.
Durante o ciclo olímpico 2012/2016, Félix de Jesus Caála será coadjuvado por Rotano António Chinguli (vice-presidente), Issau Benjamim (secretário-geral) e Piedoso Txicuambi (secretário permanente).