Africa Basquetebol

07 abril 2012

ANGOLA : Libolo vence Petro mais fica fora da Taça

                           
Edson Ndoniema tenta travar acção oefensiva do norte-ameriacano Nealy
Fotografia: Jornal dos Desportos
Apesar de peder o desafio, por 69-73, a formação do Petro de Luanda confirmou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a sua passagem para as meias-finais da 34ª edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos, fruto da vitória gorda obtida no desafio da primeira-mão, por 87-71. Já com a integração do internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, o representante da vila de Calulo não foi capaz de contornar a desvantagem que trazia da primeira-mão, em que perdeu por 71-87.

Tal como se previa, os primeiros doze minutos foram jogados sob o signo de equilíbrio, tendo as duas agremiações terminado empatadas a 20 pontos. No segundo quarto, fruto da maior pressão exercida pelos petrolíferos da capital, os pupilos de Alberto Babo conseguiram um parcial de 16-14, perfazendo o resultado final ao cabo dos primeiros 24 minutos, em 36-34, a seu favor. O representante da vila de Calulo, detentor da Taça de Angola, dominou os últimos dois períodos mas, a desvantagem que trouxe do desafio da primeira-mão acabou por pesar nas contas finais, já que o Petro de Luanda confirmou a passagem para as meias-finais da segunda maior campetição a nível da “bola ao cesto”.
Luís Costa, do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, com 22 pontos pontos foi o cestinha do desafio, seguido do norte-americano do Petro de Luanda, Cedric Isom, com 20 pontos. Abdel Gomes foi o rei dos ressaltos, com 11, sete defensivos e e quatro ofensivos. Sydney Santana, do Libolo, com nove ressaltos, destacou-se na agremiação do Libolo. O desafio enquadrou-se nos nas festividades dos 10 anos de paz efectiva, que se assinalou no dia a 4 do mês em curso. No final da partida, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul recebeu a Taça de vencedor do desafio. Apesar da derrota, os petrolíferos da capital passaram para as meias-finais da 34ª edição da Taça de Angola, em que terão pela frente a o poderoso 1º de Agosto.

FICHA TÉCNICAPavilhão da Cidadela: Cerca de duas mil pessoas
Comissário: José Quizola
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, Domingos Simão e Clésio Francisco

Petro de Luanda:
Yuri Suingue (0), Roderick Nealy (13), Roberto Fortes (5), Paulo Barros (4), Paulo Santana (0), Cedreic Isom (20), Simão Santos (0), Hermenegildo Mbunga (6), Abdel Gomes (10), Carlos Morais (11), Henriques Bado (0), Pedro Bastos (0).
Treinador: Alberto Babo.
Libolo:
Francisco Sousa (4), José Salvador (2), Idelfonso Kiteculo (5), Olímpio Cipriano (13), Luís Costa (22), Edson Ndoniema (2), José Miguel (0), Mayzer Alexandre (0), Abdel Moussa (0), Mutu Fonseca (0), Sydney Santana (11), Tommie Eddie (14).
Treinador: Raul Duarte

Marcha do marcador: 20-20, 36-34, 58-61, 69-73

Prestação de contas
Huíla prepara assembleia com associados

O presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), Luís Garrido, anunciou no Lubango estar a preparar a realização para breve da assembleia de balanço das actividades desenvolvidas pelo seu elenco ao longo do mandato cessante. Luís Garrido confirmou ontem ao Jornal dos Desportos que a reunião com todos os membros de direcção da associação, para determinar a data da assembleia de prestação de contas com os clubes que movimentam a modalidade, acontece na próxima semana. Garrido sustentou que actualmente a associação tem toda a documentação preparada para “reunirmos em direcção.

Vamos fazer todo um balanço da nossa actividade internamente para depois convocarmos a assembleia-geral e mostrarmos aos clubes tudo aquilo que fizemos durante o nosso mandato. Somente para a semana decidimos para quando nos reunimos”, disse. Luís Garrido admitiu que o processo de renovação dos novos corpos gerentes na associação de basquetebol na Huíla está um pouco atrasado, devido às eleições que decorreram até à semana finda nos clubes locais. “O processo de renovação de mandatos na Associação de Basquetebol da Huíla atrasou porque, como devem saber, os clubes apenas até à semana passada realizaram os seus actos de eleições.
Formalizaram as suas responsabilidades em relação à liderança dos respectivos clubes. Então, após isso, é o passo da associação de basquetebol”, garantiu. O responsável afirmou que o acto eleitoral no órgão que dirige acontece este mês. Por isso, aguarda pela constituição da comissão eleitoral para depois se encarregar de anunciar a data para as eleições. O presidente de direcção cessante, questionado se pretende recandidatar-se ao cadeirão máximo da associação, respondeu que submete a intenção à consideração dos colegas de direcção para ver se pode continuar ou desempenhar outras responsabilidades, já que possui propostas para ocupar cargo a nível nacional.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango

Defronta o sportingInterclube nas “meias”Depois de ter vencido por 84-83, no desafio da primeira-mão, a formação do Grupo Desportivo Interclube voltou a vencer ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação, desta por 77-71, em partida referente à segunda mão da 34ª edição da Tala de Angola de Basquetebol em seniores masculinos. Apesar do triunfo, a partida ficou marcada pelo signo de equilíbrio. A turma da Polícia apresentou-se melhor, fundamentalmente, no derradeiro quarto, onde soube manter o domínio das operações, ante um ASA que esteve simplesmente apático.

A vitória da equipa adstrita à Polícia Nacional não sofre qualquer contestação, porquanto, foi a que melhor argumentos apresentou ao cabo doa 48 minutos. No final da partida, José Carlos Guimarães enalteceu o excelente trabalho desenvolvido pelo trio de árbitros, ao passo que Carlos Dinis, comandante do Atlético Sport Aviação (ASA) reconheceu a vitória do seu adversário. Ainda ontem, o 1º de Agosto voltou a bater a Lusíada, por 107-49. MC