Africa Basquetebol

03 abril 2012

ANGOLA : Novo presidente promete tirar modalidade do 'marasmo'



Novo presidente da Associação de Basquetebol do Moxico, Félix de Jesus Cáala
Novo presidente da Associação de Basquetebol do Moxico, Félix de Jesus Cáala
Luena – O novo presidente da Associação Provincial de Basquetebol do Moxico, Félix de Jesus Cáala, eleito hoje, no Luena, para o quadriénio 2012/2016, prometeu reformular os programas e estratégias de massificação para se ultrapassar a actual fase crítica que a modalidade atravessa na província.

 No seu primeiro discurso, dirigido à massa associativa, Félix Cáala aferiu que para uma maior actuação começará pela reestruturação administrativa da associação, formação de árbitros e treinadores, assim como estabelecer um intercâmbio de actuação com a direcção de Educação para massificar a modalidade nas escolas.
Precisou que é sua intenção num programa a curto prazo, e dentro de três meses constituir-se núcleos escolares nas escolas do ensino geral e universitário, "para que os programas de massificação sejam rápidos e profícuos, para acelerar o ressurgimento da modalidade", com a realização do primeiro campeonato provincial.
“Esta direcção reúne pessoas que são apaixonadas pelo basquetebol e por serem o factor decisivo para a modalidade, espero deles muito empenho, interacção e espírito de equipa para tirarmos a modalidade do marasmo”, disse.
Antigo praticante amador, nos anos noventa, reconheceu a responsabilidade que representa a modalidade em África (Angola é dez vezes campeã do continente), daí apelar a sociedade civil a apoiar, para que do Moxico saiam talentos que possam sustentar clubes e a selecção nacional.
Na agenda consta ainda a realização ainda ao longo deste ano de um campeonato regional que vai reunir no Luena, as províncias de Malanje, Lunda-Sul e Lunda Norte, além da anfitriã (Moxico).
Félix de Jesus Cáala foi eleito em lista única, substituindo no cargo Lilito de Freitas, que dirigiu o basquetebol do Moxico em dois mandatos (oito anos).
Além do presidente fazem parte da direcção, Rotano António Chinguli (vice-presidente), Issau Benjamim (Secretário-Geral) e Piedoso Txicuambi (Adjunto). A Mesa da Assembleia-Geral é presidida por Felino Job, Higino Jamba Rodrigues (Vice-presidente) e João Calumbi (Secretário).