Africa Basquetebol

04 abril 2012

ANGOLA : Miguel Kiala desfalca Petro

Melhor ressaltador da 34ª edição do BAI Basket contraiu lesão no joelho esquerdo
Fotografia: Jornal dos Desportos
O poste Miguel Kiala, melhor ressaltador da fase regular da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), com 206 ressaltos, falha hoje a partida em que a sua agremiação vai defrontar, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, em desafio referente à primeira-mão dos quartos-de-final da 34ª edição da Taça de Angola, em virtude de ter contraído uma lesão no joelho esquerdo, na sexta-feira. O jovem atleta, conhecido nas lides da “bola ao cesto” como Yao Look, é reavaliado nas próximas horas para se aferir a gravidade, ou não, da sua lesão.
Paulo Santana, base, e Divaldo Mbunga, poste, atletas que na última semana estiveram a contas com paludismo, recuperam satisfatoriamente da doença e vão aumentar o leque de opções do técnico Alberto Babo. Os dois atletas fizeram parte da primeira sessão de treino da semana, realizada ontem, no seu quartel-general, facto que deixou mais tranquilo o técnico luso.
“Tivemos uma semana muito agitada, Paulo Santana e Divaldo Mbunga estavam adoentados mas, graças a Deus, os atletas já integraram o grupo de trabalho e amanhã (hoje) vão poder ajudar a equipa. Infelizmente, não vamos poder contar com os préstimos de Miguel Kiala, porque ele contraiu uma lesão na última sexta-feira”, lamentou Alberto Babo, que, no entanto, não esconde o desejo de vencer o seu adversário, apesar de reconhecer as suas potencialidades.
“Vamos ter pela frente uma grande equipa. O Libolo é muito forte nos lançamentos a longa distância e na área dos postes. Por isso, estamos a trabalhar no sentido de contrariarmos o nosso adversário no jogo de amanhã (hoje)”. Esta manhã, os pupilos de Alberto Babo realizam no Eixo-viário a última sessão, antes do embate de logo. Entretanto, o mesmo objectivo é perseguido por Raul Duarte, técnico principal da formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul. José Salvador, base, ainda sob cuidados médicos, é nesta altura a única preocupação do técnico Raul Duarte, que tenciona revalidar o ceptro.

O Pavilhão da Cidadela vai seguramente escaldar, a julgar pela qualidade dos dois planteis. O internacional angolano, Olímpio Cipriano, atleta que se tem destacado no grémio de Calulo é a principal esperança de Raul Duarte para o embate desta noite. Olímpio Cipriano, Edson N´donema (Libolo), ambos extremos bases, vão travar um duelo interessante com Carlos Morais e Roderick Neally (Petro). A segunda mão do quartos-de-final disputa-se dia 6.

No codenmD`Agosto cumpre calendário
Das chamadas equipas grandes, a do 1º de Agosto é a que tem a tarefa mais facilitada nos quartos-de-final da edição número 34 da Taça de Angola. A equipa militar vai defrontar hoje, às 18h00, no Pavilhão do Codenm, a modesta formação da Universidade Lusíada.
Os militares têm praticamente assegurada a passagem para as meias-finais da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”.
Mário Palma vai aproveitar o jogo de logo para pôr os atletas que durante a fase regular da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos foram pouco utilizados, nomeadamente, Adilson Baza, Hermenegildo Santos e Islando Manuel, jovens que se têm destacado no conjunto rubro e negro. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas cruza nas meias-finais com o Libolo ou o Petro de Luanda.
MC
DesforraInterclube e ASA em novo dueloDepois de se terem defrontado na última sexta-feira, para a última jornada da fase regular da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, com vitória apertada dos polícias, por 68-66, as duas agremiações voltam a encontrar-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em desafio referente à primeira-mão dos quartos-de-final da Taça de Angola. Francisco Machado e o norte-americano Matt, atletas que falharam o desafio de sexta-feira, devido a lesão, estão já recuperados e podem fazer parte dos doze de José Carlos Guimarães para o embate desta noite.
O técnico principal do Interclube ambiciona atingir a final da 34ª edição da Taça de Angola, pelo que, no desafio desta noite, vê-se na obrigação de vergar mais uma vez a turma aviadora, comandada por Carlos Dinis. A derrota de sexta-feira já foi digerida e a formação do ASA, que tem nas suas fileiras o melhor marcador da 34ª edição do BAI Basket, no caso, Joel Almeida, cabo-verdiano de nacionalidade, com 399 pontos, quer chamar a si o triunfo. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio entre polícias e aviadores. Na outra partida, o Sporting de Cabinda recebe na cidade de Cabinda o Cduan.
MC
Preparação
Pré-selecção de sub-18 disputa torneio 14 de Abril
A pré-selecção nacional de basquetebol masculino em sub-18, que projecta a sua participação no zonal VI de Joanesburgo, África do Sul, prova selectiva ao Afrobasket de Moçambique, disputa nos dias 12, 13 e 14, o torneio 14 de Abril, competição que visa assinalar o dia da juventude. O Jornal de Desportos apurou que foram convidadas algumas selecções provinciais para participarem na prova. Hoje, a pré-selecção nacional de sub-18 realiza mais uma sessão de treino, dividida entre o ginásio e trabalhos de campo.O seleccionador nacional, Elvino Dias, vai aproveitar o feriado de amanhã, 4 de Abril, Dia da Paz, e o de sexta-feira santa, para reunir o grupo na sua totalidade. Devido a questões escolares, o grupo foi repartido em dois. Apenas aos sábados é que o seleccionador nacional tem conseguido reunir os 19 pré-convocados.
MC