Africa Basquetebol

06 abril 2012

ANGOLA : Libolo e Petro lutam pelas meias

Libolenses e petrolíferos da capital voltam a protagonizar hoje mais um duelo de gigantes
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com uma desvantagem de 16 pontos, fruto da derrota no desafio da primeira-mão (87-71), o Recreativo do Libolo defronta hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Petro de Luanda, com o propósito de anular a vantagem da turma petrolífera, em partida referente à segunda mão dos quartos-de-final da 34ª edição da Taça de Angola em Basquetebol sénior masculino. O actual detentor do ceptro vê-se na obrigação de vencer por mais de 16 pontos, se quiser manter-se em prova.
Apesar da missão ser bastante espinhosa, pela qualidade do plantel da turma petrolífera, os libolenses não pensam noutro resultado que não seja a vitória. Raul Duarte, técnico do Libolo, em declarações à comunicação social assegurou que tudo fará para contornar o poderoso Petro de Luanda, formação que deu um passo importante para as meias-finais, depois da vitória por 87-71. “Temos consciência de que será uma partida difícil, mas tudo iremos fazer no sentido de anular a vantagem do Petro de Luanda, porque na qualidade de detentor da Taça de Angola pretendemos reconquistá-la”, disse.
Esta manhã, os pupilos de Raul Duarte realizam a sessão derradeira de treino, antes do embate de logo mais. O Petro de Luanda, que detém uma “confortável” vantagem de 16 pontos, não quer ser surpreendido, pelo que aparece no máximo da sua força. O poste Miguel Kiala, que falhou o prélio da primeira-mão, devido a uma lesão no joelho esquerdo, recupera satisfatoriamente e pode ser opção de Alberto Babo, português ao serviço da equipa do Eixo-viário. O técnico luso mostra-se confiante num bom resultado no prélio desta noite, que passa pela vitória.
“Estão em campo duas grandes equipas e penso que o desfecho é imprevisível. Mas devo-lhe assegurar que tudo faremos para estarmos presentes nas meias-finais”, afirmou Alberto Babo. As equipas podem alinhar com o seguinte cinco: Libolo-Olímpio Cipriano, Francisco Sousa, Luís Costa, Tommie Addie e Vladimir Ricardino; Petro-Paulo Santana, Roberto Fortes, Roderick Nealy, Cedric Isom e Hermenegildo Mbunga.

POLÍCIAS EM VANTAGEMASA e Interclube decidem passagem Com uma vantagem de apenas um ponto (84-83), o Interclube desloca-se às 18h00 ao Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva, ao encontro do ASA, para a disputa da segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Angola. À semelhança do desafio da primeira-mão, a partida de logo mais será jogada sob o signo do equilíbrio, a julgar pelo jogo colectivo das duas agremiações. José Carlos Guimarães, técnico do Inter, tem à sua disposição as principais unidades. Apesar de reconhecer as dificuldades que vai encontrar no desafio desta noite, José Carlos Guimarães não esconde o desejo de vergar mais uma vez o ASA e carimbar o passe para as meias-finais da Taça de Angola.
“Vamos ter pela frente uma grande equipa, mas nós queremos estar nas meias-finais da Taça de Angola. Por isso, vamos fazer tudo no sentido de sairmos vitoriosos no desafio de amanhã (hoje)”, afirmou José Carlos Guimarães, que espera ver uma arbitragem imparcial. No seio da equipa aviadora não se fala noutro resultado senão na passagem para as meias-finais. No conjunto aviador, Joel Almeida, cabo-verdiano de nacionalidade, e melhor marcador da fase regular do Campeonato, é a principal figura do grémio liderado por Carlos Dinis. Em função do resultado registado no desafio da primeira-mão (84-83), fica repartida a possibilidade de passagem para as meias-finais em 50 por cento para cada equipa. MC

BREVESOlímpio Cipriano está aptoDepois de ter falhado o desafio da primeira-mão, por opção técnica, o internacional angolano Olímpio Cipriano pode regressar hoje à titularidade no grémio da vila de Calulo. O extremo base tem sido preponderante nos bons resultados que a equipa tem produzido ao longo destes últimos três anos. Com o regresso do internacional angolano, o técnico do Libolo Raul Duarte vê aumentado o leque de opções para o prélio de mais logo, frente ao Petro de Luanda, para a segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Angola. Um duelo interessante se adivinha entre Olímpio Cipriano e Carlos Morais, dois dos melhores jogadores da actualidade.