Africa Basquetebol

05 abril 2012

ANGOLA : Taça de Angola jogo decisivo atarefa intervenientes


Taça de Angola começam a partir de hoje a ensaiar as últimas estratégias,
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois do feriado de ontem, as oito equipas que disputam o passe para as meias-finais da 34ª edição da Taça de Angola começam a partir de hoje a ensaiar as últimas estratégias, para o prélio de resposta que acontece já amanhã.Com o apuramento já assegurado para as meias-finais, em virtude de ter vencido o Cduan por falta de comparência, o Sporting de Cabinda tem os olhos postos na próxima eliminatória.A formação do Petro de Luanda, que bateu o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 87-71, no desafio da primeira mão, realiza hoje duas sessões de treino, já com a integração do poste Miguel Kiala, que falhou o embate da primeira mão, por lesão.
Apesar da vantagem de 16 pontos que possui, Alberto Babo não quer “dormir” sobre o resultado e tenciona repetir a proeza do prélio de terça-feira.A formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, detentora da Taça de Angola, quer reverter a eliminatória a seu favor, de acordo com o técnico principal Raul Duarte, que prometeu uma equipa mais aguerrida no prélio de amanhã, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.No Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), que perdeu por um escasso ponto, frente ao Interclube (84-83), no Pavilhão 28 de Fevereiro, vai procurar reverter a eliminatória a seu favor. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio de amanhã.O 1º de Agosto confirma a sua passagem para as meias-finais, frente à Universidade Lusíada.

 Amanhã
Meias-finais aquecem

As meias-finais da 34ª edição da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino prometem aquecer.A formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que tem já assegurada a presença na fase seguinte, aguarda pelo seu adversário, que deve ser o Petro de Luanda ou o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, de acordo com a chave do sorteio.O 1º de Agosto que esta temporada perdeu a maior parte dos títulos referentes a época de 2012, aposta seriamente na conquista do título nacional e a Taça de Angola.

Hoje, a semelhança das demais agremiações a equipa militar vai realizar uma sessão de treinos, tendo em atenção o prélio de amanhã, referente a segunda mão da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”.Com a vantagem no placar, o técnico Mário Palma, vai mais uma vez colocar em quadra os jogadores menos utilizados durante a fase regular da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Lesão do poste Yanick Moreira
preocupa seleccionador nacional


A lesão no joelho esquerdo do poste Yanick Moreira está a preocupar o seleccionador nacional, Elvino Dias, que projecta a participação da Selecção Nacional de sub-18 no zonal de apuramento de Joanesburgo, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações de Basquetebol masculino da categoria, vulgo Afrobasket, a decorrer este ano em Moçambique.De acordo com Elvino Dias, o jovem Yanick Moreira, dois metros e sete centímetros de altura, encontra-se com uma inflação no joelho esquerdo, lesão contraída ao serviço da sua equipa, Petro de Luanda.

Em face desta situação, o jovem atleta tem treinado de forma condicionada, facto que tem deixado preocupada a equipa técnica nacional.“O jovem Yanick Moreira está com uma inflamação no joelho esquerdo, lesão contraída ao serviço da sua equipa. Dada a preponderância do jovem jogador nesta selecção estamos muito preocupados porque queremos ter o atleta no zonal de apuramento de Joanesburgo”, disse o seleccionador nacional.

Ontem, em pleno feriado (dia da Paz), os 19 pré-convocados para a “operação” Joanesburgo não descansaram e realizaram duas sessões de treino no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva. Hoje, já com o grupo dividido em dois, a pré-selecção nacional realiza mais uma sessão de treino no período matinal, por sinal a única do dia.“Aproveitámos o feriado de ontem para reunir o grupo. Como sabe, a pré-selecção nacional só tem estado junta aos sábados. Hoje em sessão única vamos rever os aspectos técnicos e tácticos”, disse.

Elvino Dias afirmou que aproveita o torneio 14 de Abril para corrigir eventuais debilidades.“O torneio 14 de Abril vem mesmo a calhar.Vamos aproveitar ao máximo os jogos de controlo para que possamos aparecer em grande no torneio zonal.”Angola foi convidada a participar num torneio internacional, a disputar-se em Moçambique.O zonal de Joanesburgo apura apenas um representante para o Afrobasket de Moçambique, agendado para o mês de Julho.