Africa Basquetebol

02 abril 2012

ANGOLA : Petro e Libolo ultimam trabalhos para disputa da Taça de Angola

Petrolíferos e libolenses podem brindar os espectadores com mais uma partida de alta qualidade
Fotografia: Jornal dos Desportos
O seleccionador nacional basquetebol em sub-18, Elvino Dias, enalteceu o espírito de grupo que tem norteado a pré-selecção nacional, que projecta a sua participação no zonal VI de Joanesburgo, África do Sul, em Abril próximo, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações da categoria (Afrobasket), competição marcada para Julho próximo em Moçambique.Hoje, os 19 pré-convocados para a “operação” Joanesburgo realizam a última sessão de treinos da semana, que ficou marcada pelos trabalhos de campo.

Durante cerca de três semanas, os comandados de Elvino Dias cuidaram da componente física, no ginásio da Sistec, fase que antecedeu os indispensáveis exames médicos.Repartidos em dois grupos de cinco e 14 atletas, por motivos escolares, a pré-selecção nacional tem como quartel-general o Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico Elvino Dias afirmou que o empenho da rapaziada nos trabalhos tem sido formidável, pelo que vai encontrar imensas dificuldades para filtrar os 12 que vão seguir viagem para a África do Sul.

“A entrega dos atletas durante as sessões de treinos tem sido formidável, o que, para já, deixa-nos satisfeitos. É um grupo que já trabalha junto há dois ou três anos e isso fez com que nos tornássemos já uma família. E não tenho dúvidas que teremos muitas dificuldades para eleger os 12 que seguem viagem”, disse o seleccionador nacional. Com o termo da fase regular da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, a pré-selecção nacional vai aproveitar o interregno para efectuar alguns jogos de controlo com equipas que fazem parte do BAI Basket, como o Vila Clotilde, Vila Estoril, Lusíada, CDUAN e Clube Amigos de Viana, acrescentou o seleccionador nacional.

“Temos em agenda a realização de alguns jogos de controlo antes de rumarmos para Moçambique, onde vamos participar num torneio internacional. Vamos aproveitar a pausa do BAI Basket para disputar alguns jogos com equipas intermédias do nosso campeonato de seniores”, disse.O zonal apura apenas o primeiro classificado para o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, cuja fase final se disputada em Moçambique.Para os Afrobasket 2012 na categoria de sub-18 estão já apuradas as selecções de Moçambique, Egipto, Mali, África do Sul e Tunísia.

EM REUNIÃO NA SUA SEDE
Associação Provincial de Luanda sorteia hoje competições na capital


A Associação Provincial de Basquetebol de Luanda realiza hoje o sorteio para as diferentes provas que são disputadas sob sua égide, durante uma reunião que tem lugar na sua sede com os respectivos associados.Este ano, a supertaça “Vladimiro Romero” é extensiva aos escalões de iniciados e cadetes, que disputam a prova pela primeira vez, disse Manuel Jassy, secretártio-geral da associação.Manuel Jassy disse que a iniciativa partiu da direcção do Atlético Petróleos de Luanda, no sentido de homenagear os feitos do antigo seleccionador nacional, pela dedicação emprestada nos referidos escalões, enquanto esteve não só ao serviço da formação tricolor como da Nação em geral.

Manuel Jassy, que tem trabalhado em sintonia com o vice-presidente do Atlético Petróleos de Luanda para o basquetebol, Benjamim Romano, referiu que este torneio vem para dar maior dinâmica ao processo de formação dos atletas para a alta competição, uma vez que os troféus representam o objectivo que qualquer desportista almeja no processo da sua formação.Jassy disse que a iniciativa do clube do Eixo Viário deve ser recebida por todos quantos se identificam com a modalidade, pelo enorme contributo que o homenageado deu em prol dos altos níveis que o basquetebol nacional granjeou durante vários anos no continente.
O responsável associativo falou da necessidade de se trabalhar arduamente nas categorias de formação no sentido de se resgatar a hegemonia do basquetebol ao nível do continente, ao salientar que o encontro de hoje é uma oportunidade para que os agentes da “bola ao cesto” contribuam, com as suas ideias, para que as aspirações dos amantes do basquetebol sejam colocadas em prática a breve trecho.A associação trabalha para uma época muito produtiva”, disse Manuel Jassy. Helder Jeremias