Africa Basquetebol

08 abril 2012

ANGOLA : Federação cuida de trâmites para o embarque dos Sub-18

Seleccionador deve indicar quem parte
Fotografia: Jornal dos Desportos
AA secretaria de Federação Angolana de Basquetebol está a cuidar dos trâmites para o embarque atempado da Selecção Nacional de Basquetebol de sub-18 masculinos, para a África do Sul, com vista à sua participação no torneio de apuramento da zona VI, a decorrer de 5 a 15 de Maio, em Durban. A instituição está a canalizar os recursos financeiros para que o mais depressa possível sejam definidos os elementos da selecção e se proceda à compra dos bilhetes de passagem e à emissão dos vistos de entrada na África do Sul, de acordo com uma fonte da Federação.
Embora se desconheça a data de embarque, a fonte do Jornal dos Desportos perspectiva que seja na segunda quinzena deste mês, para que a selecção nacional disponha de tempo para uma boa preparação. Questionada sobre a disponibilidade de recursos financeiros, a fonte, cuja identidade pediu para não se revelar, referiu a difícil conjuntura actual, relativamente a “dinheiros”, mas reconheceu o esforço da direcção de Gustavo Dias da Conceição em traçar estratégias para que o país esteja presente ao seu melhor nível, de modo a que o almejado apuramento ao Afrobasket seja uma realidade.

“Ainda não lhe posso avançar datas, mas estamos a trabalhar zelosamente para que não tenhamos constrangimentos ligados com as questões migratórias. Temos já contactos que nos garantem boa estadia na África do Sul e pensamos que vamos obter as passagens e vistos com alguma antecedência. Contudo, vamos apenas esperar que o técnico faça o seu trabalho para sabermos os nomes dos integrantes da Selecção”, asseverou a fonte. 
Depois de cumpridas as duas primeiras fases de preparação, sendo a física a primeira e os fundamentos a segunda, o técnico Elvínio Dias já tem uma ideia do grupo que vai procurar obter uma das vagas no Campeonato Africano de Basquetebol da categoria (Afobasket), que Moçambique vai acolher em Junho próximo. Os 19 pré-seleccionados vão ficar reduzidos a 12 unidades.