Africa Basquetebol

11 novembro 2011

ANGOLA : Petro de Luanda e Libolo disputam no Huambo a final

Num dia em que o país assinala a passagem de mais um aniversário da sua Independência Nacional (11 de Novembro), Petro de Luanda e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul disputam, a partir das 18h00, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, no Huambo, a final da XIX edição da Supertaça Wlademiro Romero de basquetebol em seniores masculinos. A formação do Petro de Luanda, que desembarca apenas hoje no Planalto Central, ao contrário do seu opositor, que chegou ontem, traz consigo as suas principais unidades, dado o interesse da equipa tricolor em chamar a si a conquista do seu primeiro troféu da época desportiva 2011/2012. Depois de ter efectuado um estágio pré-competitivo nos Estados Unidos da América, durante aproximadamente 18 dias, a equipa do Eixo-Viário, campeã nacional em título, vai fazer a sua aparição pública perante os seus exigentes adeptos.

Simão Santos, extremo base, e Abdel Gomes, poste, ambos ex-Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, estão praticamente inseridos na filosofia do técnico português Alberto Baba, e constam dos doze eleitos para a final da XIX edição da Supertaça Wlademiro Romero, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto do clube do Eixo-viário. Já o Recreativo do Libolo, vice-campeão nacional, e vencedor da Taça de Angola, teve de reestruturar o seu plantel, em face da sangria que sofreu. O representante da vila de Calulo perdeu nada mais, nada menos, do que sete jogadores, ou seja, ficou sem o seu cinco inicial e mais dois. O norte-americano Reggie Moore, extremo poste, Leonel Paulo, poste, Domingos Bonifácio, ambos internacionais angolanos, e Dilson Camacho, extremo, ingressaram na formação militar, Milton Barros, base, internacional angolano, transferiu-se para o Interclube, ao passo que Simão Santos e Abdel Gomes estão agora na equipa do Eixo-Viário.
Apesar deste desfalque, Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo, vai contar com a experiência do internacional angolano, Olímpio Cipriano, atleta que ficou de fora no Afrobasket de Antananarivo, Madagáscar, Mayzer Alexandre, Abdel Moussa Bouckar, Edson N´doneia, Luís Costa, entre outros “novatos”. Ainda assim, aguarda-se por uma partida bastante equilibrada, já que estarão na quadra duas das melhores equipas a nível da “bola ao cesto” do país e não só. O Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem vai seguramente esgotar, em face da procura dos ingressos, que apenas esta manhã começam a ser comercializados, ao preço de mil kwanzas. Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo, todos de categoria internacional, serão os árbitros da partida. José Kizola vai ser o comissário.
Palmarés
Edição Ano Vencedor
I 1993 Petro de Luanda
II 1994 Petro de Luanda
III 1995 Petro de Luanda
IV 1996 Petro de Luanda
V 1997 ASA
VI 1998 ASA
VII 1999 ASA
VIII 2000 1º de Agosto
XIX 2001 1º de Agosto
X 2002 1º de Agosto
XI 2003 1º de Agosto
XII 2004 1º de Agosto
XIII 2005 1º de Agosto
XIV 2006 Petro de Luanda
XV 2007 1º de Agosto
XVI 2008 1º de Agosto
XVII 2009 1º de Agosto
XVIII 2010 1º de Agosto
XIX 2011 ????????????

Encontro entre ex-companheiros

Simão Santos e Abdel Gomes (Petro), atletas que na temporada passada dividiram o balneário com os seus companheiros do Libolo, estarão hoje, no Pavilhão Multi-Uso Osvaldo Serra Van-Dúnem, no Huambo, em confronto directo. Simão Santos, ao que tudo indica será o defensor do experiente Olímpio Cipriano, vai certamente encontrar imensas dificuldades para travar o irreverente extremo base do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul. Já Abdel Gomes terá a missão de vigiar o seu homónimo, Abdel Moussa Bouckar. MC

Federação “dribla” árbitros

Os árbitros de basquetebol estarão doravante proibidos de fazer greve, ainda que os seus direitos estejam a ser violados, segundo um comunicado proveniente da Fiba-Mundo, a que a direcção da FAB teve acesso e que nos próximos dias será encaminhado à Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA), segundo apurou o Jornal dos Desportos. Segundo o comunicado os árbitros internacionais estão proibidos de fazer greve sob pena de verem canceladas as suas carteiras internacionais. Perante esta situação, António Camana, porta-voz da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola, afirmou que não se intimidarão com o referido documento e enquanto não forem liquidadas todas as dívidas referente à época passada, o arranque do Campeonato Nacional estará condicionado.
“Nós temos conhecimento da existência deste documento. A Fiba-Mundo não nos paga enquanto estivermos a realizar a nossa actividade no país. Por isso, essa deliberação da Fiba-Mundo não faz sentido”, desabafou António Camana, árbitro de categoria nacional. “Vamos apitar a Supertaça e se até lá não pagarem as nossas dívidas vamos cancelar a nossa actividade”, assegurou o porta-voz. Quarta-feira, a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola, liderada por Carlos Júlio, reuniu com os seus associados, onde informou sobre o andamento das conversações com a direcção da FAB. MC