Africa Basquetebol

08 novembro 2011

ANGOLA : Supertaça vai à província do Huambo

Petro de Luanda e Recreativo do Libolo acertam os últimos detalhes, tendo em atenção a disputa, esta sexta-feira, 11 de Novembro, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-dúnem, no Huambo, da XIX edição da final da Supertaça Vladimiro Romero em basquetebol sénior masculino. Ontem, as duas formações entraram na derradeira semana de preparação, antes do duelo que vai marcar a abertura da época nacional a nível da “bola ao cesto”.

A formação do Eixo-viário, que projectou a nova temporada na cidade de Houston, Estados Unidos, tem as suas principais unidades em prontidão, factor que eleva a confiança da equipa técnica liderada pelo português Alberto Babo, que aponta como meta a conquista do seu primeiro troféu. Simão Santos e Abdel Gomes, atletas que reforçaram a equipa campeã nacional em título, provenientes do Recreativo do Libolo, aos poucos vão se integrando na filosofia do conjunto tricolor.
Hoje, o Petro de Luanda realiza mais uma sessão de treinos, que em princípio acontece no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
Transições rápidas defesa-ataque, lançamentos de curta e longa distância, circulação da bola em todas as áreas de jogo vão na certa dominar mais uma sessão de treinos. No período vespertino, os petrolíferos da capital vão dar maior atenção aos aspectos defensivos.
Já o Recreativo do Libolo, que perdeu seis atletas influentes, projectou a nova época desportiva no Lubango, província da Huíla.
Apesar da “sangria” que sofreu, Raul Duarte, técnico principal da formação da Vila de Calulo, conseguiu reunir um grupo de atletas que lhe permite lutar em pé de igualdade com as equipas tidas como grandes do nosso basquetebol, Petro de Luanda e 1º de Agosto.
Os libolenses realizam hoje duas sessões de treinos, para limar as últimas arestas, antes do grande duelo, que se espera bastante equilibrado.
À semelhança da equipa do Eixo-viário, a formação da Vila de Calulo traçou como meta a conquista da XIX edição da Supertaça Vladimiro Romero. Os dois emblemas seguem viagem para o Huambo na quinta-feira.

Trio internacional ajuíza Supertaça
O Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol indicou um trio de árbitros de categoria internacional para apitar a final da XIX edição da Supertaça de basquetebol, prova a ser disputada esta sexta-feira, 11 de Novembro, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-dúnem, na província do Huambo, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. Trata-se de Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo.
Petro de Luanda e Recreativo do Libolo abrem a época desportiva nacional, cujo termo está aprazado para Maio de 2012. Entretanto, já Domingos Simão, outro apito de categoria internacional, vai ajuizar na fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões Africanos, competição agendada para Joanesburgo, Africa do Sul, de 14 a 21 do mês em curso. 1º de Agosto, campeão africano em título, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo são os representantes angolanos.

Árbitros podem condescender

Ao contrário do que estava previsto de início, os árbitros podem decidir arrancar com a nova época desportiva nacional mesmo sem o pagamento da dívida que o órgão reitor da modalidade tem para com os homes do apito, apurou o Jornal dos Desportos junto da Associação Nacional de Juizes de Basquetebol de Angola. “Nós temos mantido conversações sistemáticas com a direcção da federação e existe vontade da FAB em liquidar todas as dívidas para com os nossos associados.
Por isso, não haverá qualquer problema, ou seja, a greve não será a melhor maneira para solucionarmos esta questão”, assegurou a nossa fonte. Para ontem, estava prevista mais uma reunião entre adirecção da Federação Angolana de Basquetebol e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola, que não se efectivou em virtude da FAB ter recebido, à hora da reunião, uma delegação, facto que inviabilizou o encontro. Em face do aproximar da disputa da Supertaça Vladimiro Romero, a FAB vai por certo remarcar o encontro para as próximas horas. MC