Africa Basquetebol

10 novembro 2011

ANGOLA : Huambo capricha nos preparativos da Supertaça Wlademiro Romero

A província do Huambo alberga, de 14 a 23 de Janeiro de 2012, o primeiro Campeonato Nacional de Sub-23, em masculinos e femininos, de acordo com um comunicado da Federação Angolana de Basquetebol.O sorteio da referida prova acontece a 13 de Janeiro do próximo ano. Por sua vez, a província da Huíla acolhe, de 20 a 30 de Janeiro de 2012, os XXI Campeonato Nacionais em Sub-14, nas duas classes. O sorteio tem lugar no dia 19, um dia antes do início do certame.

A cidade de Benguela, vai ser o palco da XXVI e XXVIII edição dos Campeonatos Nacionais de Sub-18, nos dois sectores. A competição vai decorrer de 5 a 15 de Janeiro e o sorteio tem lugar a 4 do mesmo mês.O Bié vai realizar, entre 10 e 20 de Dezembro próximo, a XXVI e XXVIII edição dos Campeonatos Nacionais de Sub-16. O sorteio acontece a 9 de Dezembro.
Libolo é aguardado hoje no Huambo

Petro de Luanda escala amanhã capital do Planalto Central, A formação do Recreativo do Libolo é aguardada hoje na cidade do Huambo, onde disputa amanhã, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, a final da Supertaça Wlademiro Romero, frente ao Petro de Luanda.
De acordo com o Comité Organizador da prova, a comitiva da Vila de Calulo tem o seu quartel-general montado no Hotel Deolinda.Os pupilos de Raul Duarte realizam, ao princípio da noite de hoje, no local do jogo, a sessão derradeira de treinos para o duelo de amanhã, marcado para as 18h00.
O internacional angolano Luís Costa, extremo-base, é a mais recente contratação da equipa do Recreativo do Libolo, formação que, na presente época, perdeu sete influentes jogadores.Dos sete “desertores” de Calulo, quatro foram para o 1º de Agosto (Reggie Moore, Leonel Paulo, Domingos Bonifácio e Dilson Camacho), dois para o Petro de Luanda (Abdel Gomes e Simão Santos), enquanto Milton Barros ingressou no Interclube.
Luís Costa regressa ao clube, depois de, na época passada ter representado as cores do Interclube.O Petro de Luanda, ao contrário do que estava previsto, escala a cidade do Huambo apenas amanhã.O reconhecimento ao local do jogo acontece às primeiras horas da tarde de sexta-feira.
Quem também tem chegada marcada para amanhã é o trio de arbitragem chefiado por Carlos Júlio, que tem como acompanhantes Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo, árbitros de categoria internacional. José Kizola é o comissário ao jogo.Em 18 edições disputadas da Supertaça, apenas o 1º de Agosto, Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação arrebataram o troféu.

D’Agosto lidera ranking

Das 18 edições disputadas, a formação do 1º de Agosto lidera o ranking da Supertaça Wlademiro Romero com 10 troféus arrebatados, seguido do Petro de Luanda, com cinco.O Atlético Sport Aviação vem a seguir, com três troféus.O Petro de Luanda vai em busca da sexta Supertaça, ao passo que o Recreativo do Libolo tenta inscrever, pela primeira vez, o seu nome no lote de equipas vencedoras do referido certame.Foi a partir do ano 2000 que a Supertaça passou a designar-se Vlademiro Romero, em homenagem ao malogrado técnico do Petro de Luanda e ex-seleccionador nacional.

Militares  preparam embarque

A equipa do 1º de Agosto, campeã africana em título, ultima os seus preparativos, tendo em vista à sua participação na fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, a decorrer de 14 a 21 do mês em curso, na África do Sul. A equipa “militar”, de novo moldada à Mário Palma, deve seguir viagem no sábado, dia 12, para a cidade de Joanesburgo.Petro de Luanda e Recreativo do Libolo também vão participar na fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões Africanos.