Africa Basquetebol

07 novembro 2011

ANGOLA : Salários em atraso desmotiva atletas

Os jogadores do Interclube estão descontentes com a direcção do clube, agora liderado por uma Comissão de Gestão, devido à falta de pagamento dos seus salários, apurou o Jornal dos Desportos de fonte daquela agremiação desportiva.De acordo com a nossa fonte, os atletas há dois meses que não recebem os seus ordenados, facto que tem deixado desmotivado o grupo liderado por José Carlos Guimarães, que projecta aos soluços a nova época desportiva nacional.


“A situação começa a tornar-se insustentável para os nossos atletas que estão há dois meses sem salários. Durante os treinos é visível a desmotivação dos atletas”, lamentou a nossa fonte que, no entanto, preferiu o anonimato.A crise não está a afectar apenas os jogadores mas também a equipa técnica, comandada pelo José Carlos Guimarães, ex-seleccionador adjunto dos decacampeões africanos.
“Os técnicos também têm dinheiro por receber e como se compreende esta situação está a atrapalhar a preparação da equipa que tenciona melhorar o terceiro lugar alcançado na época passada”, asseverou a nossa fonte.Face a estes incumprimentos, o internacional angolano, Luís Costa, extremo, já abandonou o grémio da Polícia para tristeza do corpo técnico, que pretendia continuar com os préstimos do atleta.
Quem também pode desertar das fileiras da Polícia é o extremo base, Euclides Camacho, atleta que esteve em evidência na última edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, prova ganha pelo Petro de Luanda.Caso a situação não se resolva nos próximos dias, mais atletas podem desertar da equipa da Polícia e a tão esperada melhoria do terceiro lugar vai ficar, certamente, cada vez mais distante. Interpelado pela reportagem do Jornal dos Desportos, José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube, escusou-se a prestar qualquer esclarecimento sobre a “crise” que assola o grémio da Polícia.

Equipas confirmam presença na Liga dos Clubes Campeões
As equipas do Petro de Luanda, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, vice, e 1º de Agosto, quarto classificado da época passada, confirmaram já as respectivas participações na fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos, prova a disputar-se de 14 a 21 do mês em curso, em Joanesburgo, África do Sul.
Entretanto, a equipa militar, agora liderada por Mário Palma, vai ser a primeira formação a pisar solo sul-africano.O conjunto rubro e negro deve chegar a Joanesburgo no dia 12, ou seja, dois dias antes do início da referida competição, segundo fez disse o director para o basquetebol do clube militar, Sílvio Lemos.
“Estamos a tratar dos trâmites administrativos junto da embaixada da África do Sul, e se tudo correr bem embarcamos no dia 12”, assegurou. Por seu turno, Petro e Libolo, que no dia 11 decidem no Huambo a final da 14ª edição da Super Taça Vladimir Romero, apenas devem chegar a Joanesburgo, no dia 13 ou 14.Benjamim Romano, director para o basquetebol do Petro de Luanda, afirmou que estão a estudar a data certa para o embarque.
MC

Camuloji joga na defensiva
O antigo director para o basquetebol do Interclube, António Camuloji, actualmente um dos membros da Comissão de Gestão do grémio da Polícia, contactado pelo Jornal dos Desportos via telefone preferiu jogar na defensiva.“Eu não sou financeiro, portanto, desconheço qualquer problema relacionado com atraso de salários.
A fonte que lhe deu esses dados podia confirmar se existem ou não esses problemas. Agora, se o Interclube se sentir lesado, vamos reagir oportunamente”, foram as palavras com que António Camuloji reagiu quando foi indagado sobre o atraso salarial dos jogadores de basquetebol. Camuloji disse, por outro lado, que “era normal a sua agremiação viver tal situação que não está dissociada da realidade das outras instituições”, finalizou.