Africa Basquetebol

09 novembro 2011

ANGOLA : Huambo capricha nos preparativos da Supertaça Wlademiro Romero

O Comité Organizador da Supertaça Wlademiro Romero, ultima os preparativos para a realização com êxito este evento, a ter lugar na sexta-feira, 11, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-dúnem, no Huambo. Esta XIX edição da Supertaça, competição que abre a basquetebolístia nacional e tem este ano, como contendores, as formação do Petro de Luanda e Recreativo do Libolo, esta a ser organizada por um comité que tem à cabeça o secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol do Huambo, Domingos Malaquias.

Em declarações ao Jornal dos Desportos via telefone, Domingos Malaquias assegurou que todas as condições técnicas, administrativas e logísticas estão criadas.“O Comité organizador local tem estado a trabalhar em coordenação com a direcção técnica da federação e devo assegurar-lhe que as condições técnicas, administrativas e logísticas estão criadas para o êxito da prova”, afirmou o executivo da Associação Provincial de Basquetebol do Huambo.
De acordo com aquele responsável, hoje, quarta-feira, acontece a inspecção final ao Pavilhão Multi-Uso, Osvaldo Serra Van-dúnem, local que vai acolher a partida.“Amanhã (hoje), vamos fazer o alinhamento da quadra segundo as novas regras da modalidade, para que tudo esteja a cem por cento”, garantiu Domingos Malaquias.
Entretanto, a expectativa no seio dos amantes da modalidade a nível da cidade do Planalto Central é enorme, segundo o nosso interlocutor, já que vão estar na “luta” duas das melhores equipas de basquetebol da actualidade no país.“A expectativa é grande.Estamos a receber telefonemas de Benguela, Huíla e Namibe a solicitarem ingressos”, disse Malaquias.

Bilhetes custam mil Kwanzas
O Comité Organizador da XIX edição da Supertaça Wlademiro Romero vai colocar à disposição do público cerca de 2.500 ingressos, segundo fez saber Domingos Malaquias, secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol do Huambo.Os ingressos para a bancada geral do Pavilhão Osvaldo Serra Van-dúnem vão ser comercializados a mil kwanzas, ao passo que a tribuna e os camarotes vão ser preenchidos pelos convidados VIP.
Os bilhetes começam a ser vendidos na sexta-feira, a partir das 8h00, no local do jogo.Depois de Cabinda, Benguela e Huíla, a direcção técnica da FAB decidiu este ano levar para a província do Huambo a final da Supertaça Vlademiro Romero.
ANJBA realiza hoje encontro com associados
A Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA) reúne-se hoje, a partir das 17h00, na Igreja da Betel, junto ao Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, com os seus associados, apurou o Jornal dos Desportos de fonte próxima àquela instituição.
Para este encontro, a ser presidido por Carlos Júlio, presidente da ANJBA, e árbitro de categoria internacional, foram convocados os comissários e árbitros Fiba, nacionais de primeira e segunda, e oficiais de mesa que participaram na XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
O encontro vai debater ainda a dívida contraída pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo da Conceição, durante a época desportiva 2010/2011, para com os homens do apito.A Associação Nacional de Juízes e Basquetebol de Angola aguarda o pagamento dos subsídios aos seus filiados, que estão agastados com a direcção da FAB pela forma como tem conduzido as conversações.
A dívida para com os árbitros ronda os sete milhões de kwanzas.Apesar desta situação, uma fonte da ANJBA garantiu ao Jornal dos Desportos que a abertura da época desportiva nacional esta sexta-eira, dia 11, no Huambo, com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, está salvaguardada. MC